Uma ação criada pela J.Walter Thompson de Londres para a marca de enxaguante bucal Listerine mostra o poder do sorriso, principalmente para quem não pode identificar visualmente quando outras pessoas estão sorrindo. Com a participação dos brasileiros Ricardo Figueira, diretor executivo de criação digital, e Rafael Freitas, diretor de contas globais, a agência criou um aplicativo que detecta pelo smartphone o momento em que alguém sorri.
Por meio de uma tecnologia de reconhecimento facial e da câmera do celular, a ideia é possibilitar que deficientes visuais consigam saber quando alguém está sorrindo em volta ou até mesmo para elas. No momento em que as pessoas abrem o sorriso, o celular reconhece e vibra ou apita como um beep.
“Primeiramente eu pensei que seria um pouco divertido. Mas na verdade é muito especial saber que as pessoas estão realmente sorrindo. Se você não tem certeza, é como se sentisse falta dessa interação. Saber que elas estão mesmo sorrindo faz você se sentir bem”, diz Chloe, uma das deficientes visuais que protagonizam o vídeo online da ação.
Disponível apenas na Europa, o aplicativo foi lançado no Reino Unido, Irlanda, Holanda e Alemanha no último dia 31 de agosto e está sendo promovido pelo vídeo dirigido pela premiada diretora Lucy Walker, que já foi nominada ao Oscar duas vezes. Um de seus trabalhos é o documentário Blindsight, que conta a jornada de seis adolescentes tibetanos cegos que escalaram o monte Everest, a montanha mais alta da Terra localizada na cordilheira do Himalaia, entre o Tibete e o Nepal.
O vídeo da campanha Poder de um Sorriso (Power of a Smile no nome original) , pensada para o Listerine Advanced White, conta com quatro protagonistas que falam sobre o significado do sorriso para elas e expõem suas sentimentos quando conseguem identificar as expressões alegres dos interlocutores pelo app.
Assista: https://www.youtube.com/embed/9L8P3XZ9mIo
Ficha Técnica
Título: Power of a smile
Cliente: LISTERINE® UK & Ireland
Agência: J. Walter Thompson London
Diretor executivo de criação: Russell Ramsey
Diretor executivo de criação digital: Ricardo Figueira
Diretor de criação: John Cherry
Criativos: Will Helm, Will Brookwell
Produtora: Spru Rowland
Planejamento (creative agency): Thomas Scovell / Julie Roberts
Diretores globais: Rafael Freitas / Matthew Cunnell (Board AD’s)
Diretor de conta: Lizzie Alleyne
Gerente de projeto: Julian Poole (Digital Producer) / Joseph Bassary
Agência de mídia: MEC
Planejamento de mídia: Charles Peyron
Diretora do filme: Lucy Walker
Production Company: Pulse Films
Editor: GPS
Som: Wake the Town
Exposição: TBC