Para alertar sobre o desmatamento no país, a J. Walter Thompson foi literalmente ouvir as árvores ameaçadas de extinção na Mata Atlântica em campanha para o Instituto Terra, idealizado pelo casal Lélia e Sebastião Salgado. A tecnologia é do artista alemão Bartholomäus Traubeck, que desenvolveu uma técnica a laser para ler e traduzir ranhuras e sulcos de um disco de pau-brasil em música: a Sinfonia do Adeus. Traubeck usou um anel de um tronco de pau brasil que estava fadado ao apodrecimento para fazer as pessoas ouvirem o seu adeus.
O artista optou por usar o som do piano para traduzir a data extraída em uma melodia dramática. Além de chamar atenção para o problema, o projeto pretende mobilizar pessoas e empresas para doação de recursos para ações de reflorestamento.
O pau-brasil usado simboliza as milhares de árvores que são extraídas diariamente da Mata Atlântica, que tem hoje apenas 8% de seu tamanho original. “Até mesmo a nossa árvore mais simbólica, que deu nome ao nosso país, está dizendo adeus”, comenta Isabella Salton, diretora executiva do Instituto Terra.
“A Sinfonia do Adeus” estará disponível em diversas plataformas de streaming. As doações podem ser feitas por meio de valores simbólicos ou pela compra dos pôsteres artísticos do projeto, disponíveis no site http://www.sinfoniadoadeus.com.br.
Ficha técnica
Cliente: Instituto Terra
Produto: Institucional
CCO JWT: Ricardo John e Rodrigo Grau
ECD: Humberto Fernandez
Diretor de Criação: Gustavo Soares
Direção de arte: Marcelo Monzillo
Redação: Filipe Rosado e Felipe Ribeiro
Design: Marcelo Monzillo
Head de produção Digital: Maísa Delgado
Produção Digital: Tom Corral e Sérgio Costa
Atendimento: Daniel Rybak
Gerente de Projetos: Daniel Rybak
Mídia: João Dabbur, Camila Bertoli, Ligia Mattos e Pedro Graça
RTV: Marcia Lacaze
Filmmaker: Arthur Soares
Edição: João Victor de Albuquerque
Data Technologist: Bartholomäus Traubeck
Designer de produto: Madeirado Madeiras
Produtora de Som: Da House
Produtora Digital: Pivot Produtora
RP: Andrea Assef e Mirela Tavares