Lumia, um dos principais lançamentos da Nokia: briga pelo protagonismo do mercado de smartphonesA JWT venceu a concorrência global pela conta de Nokia, que tem verba estimada em US$ 120 milhões anuais. A rede pertencente ao inglês WPP estava concorrendo no processo – iniciado em junho – com a BBH, do Publicis Groupe, e a inglesa Inferno, que atendia o anunciante desde 2011. A Nokia já tinha relacionamento internacional com a JWT desde 2007, quando o escritório passou a atender a porção de ativação do cliente.

O processo de busca por um novo parceiro teve início em junho pela busca da empresa, de origem finlandesa, em ganhar força diante do cada vez mais aquecido mercado de smartphones, com protagonismo assumido pela americana Apple e pela coreana Samsung. O briefing solicitava uma ideia central para uma nova grande campanha global, que deve ser colocada em prática em 2014.

Brasil

No Brasil, a JWT era a principal responsável pela verba da Nokia desde 2007, até que, em 2009, também em concorrência global, a Wunderman assumiu a porção digital do cliente – com o mesmo reflexo no país. A divisão foi válida até dezembro, quando o anunciante encerrou a parceria com o escritório brasileiro da JWT e concentrou toda sua verba no Brasil para ações online – estas ainda a cargo da Wunderman.

Com a conquista internacional, tudo indica que a Nokia retorne à operação local da JWT, para verbas offline e de ativação, e continue sua parceira digital com a Wunderman. Entre outros parceiros do anunciante no país estão Riot e LBVA, em social media; e Rock, Mandarin e NewStyle, em BTL.