A JWT Brasil criou uma ferramenta que permite o monitoramento do que é dito sobre as marcas na internet. Denominada MTB (The Most Tweeted Brands), a novidade permite que a verificação seja feita em tempo real.
De acordo com o diretor de estratégia da agência, Fernand Alphen, o principal objetivo da nova ferramenta é avaliar o potencial dos anunciantes e sua popularidade na internet, junto ao consumidor. Inicialmente, a JWT tirou como base as marcas mais valiosas — de acordo com o ranking anual BrandZ, da Millward Brown — no Twitter, considerando todas as menções feitas em mais de 200 países. Ao todo são 149 marcas, sendo as 100 mais valiosas do mundo e as 49 mais valiosas do Brasil.
O Facebook, por exemplo, aparece na primeira posição no ranking do MTB com uma média de 35% do total de tuítes. Em um único dia, por exemplo, durante o último mês, a rede social atingiu um milhão de tuítes em todo o mundo. Segundo o monitoramento, o Brasil é o país onde mais se fala sobre Facebook, com 13% do total de tuítes. Vale lembrar que são 61 milhões de usuários na rede social no Brasil, um número bem inferior aos 168 milhões dos Estados Unidos, por exemplo.
Marcas como Apple, Google, Amazon, Samsung e Disney aparecem logo depois. Também são bastante citadas marcas como McDonald’s, Walmart, Starbucks, Nike e Coca-Cola. Alphen esclareceu que é comum marcas consideradas valiosas no ranking não serem tão citadas na internet. Segundo ele, depende muito do ramo de atuação da companhia. “A Vale, por exemplo, que está entre as mais valiosas, não tem muitas citações, pelo pouco contato direto que tem com o consumidor”.
O executivo lembrou ainda que alguns temas pontuais também podem fazer com que uma marca suba para o topo das mais citadas. Semana passada, o Google foi um dos mais lembrados por conta da inclusão do Google Maps entre os aplicativos para o iPhone. A Disney também, ao anunciar a aquisição da LucasFilm, chegou bem perto do Facebook. Em outro exemplo recente, o Walmart chegou ao 2º lugar durante o Black Friday.
Termômetro
Segundo Alphen, a ideia é disponibilizar para o mercado um termômetro capaz de avaliar e antecipar possíveis riscos. Ele contou que a novidade terá acesso gratuito e qualquer um pode realizar sua própria avaliação. Para utilizar o MTB, basta entrar no site www.mosttweetedbrands.com. A visualização das informações pode ser realizada pelo ranking das mais mencionadas, por país e ainda por região. De acordo com a agência, o MTB consegue rastrear o que é dito sobre as marcas em qualquer língua do mundo — e em mais quatro idiomas ideográficos: japonês, russo, coreano e árabe.
Além da própria ferramenta, a JWT vai oferecer um trabalho de análise e monitoramento mais detalhado, com comparações, pontos negativos e positivos das citações, entre outros serviços. “O MTB vai ter uma atualização minuto a minuto e terá relatórios acumulados periodicamente”. Sobre o faturamento, ele disse que não é o objetivo final da agência, “mas é claro que pode gerar receita”. O executivo afirmou que a JWT possui um arsenal de ferramentas globais que lhe permite monitorar e acompanhar as performances das marcas nas redes sociais. Para ele, “os anunciantes não podem mais se dar ao luxo de não ouvir e dialogar com seus consumidores ou correm sérios riscos”. Ele disse que muitas empresas já fazem esse acompanhamento, mas ela não acontece em tempo real e as informações mais relevantes demoram para chegar às mãos das empresas, que são as mais interessadas.