O Wildlife Conservation Film Festival (WCFF), uma organização que suporta a proteção da biodiversidade global, renovou sua marca e lança a ação Endangered Love (em tradução livre, amor ameaçado), criada pela DDB Nova York, para buscar o engajamento de jovens na luta para salvar espécies em extinção e levantar fundos para a causa. É o primeiro trabalho da agência para a WCFF. No lugar de uma campanha por doações, a estratégia propõe uma abordagem diferente para criar awareness em torno da causa, ao pregar que a forma mais efetiva de evitar a extinção é fazendo sexo.
Por meio do site www.endangered.love, a organização lançou uma série de produtos que trazem divertidas e ousadas ilustrações de rinocerontes, pandas, bichos-preguiça e gorilas em posições de Kama Sutra, para que eles continuem perpetuando suas espécies. Os produtos vão de roupas, acessórios, artes originais e uma série de livros chamados Panda Sutra, Sloth Sutra, Rhino Sutra e Gorilla Sutra.
Toda a verba será destinada para a conservação de pandas, bichos-preguiça, rinocerontes e gorilas via WCFF. Uma paródia com a música I just had sex, da banda Lonely Island, em versão cantada por pandas, faz parte do conteúdo online da campanha, bem como uma série de prints lançada na revista Vice e no jornal Metro NYC.
“É surpreendente como é difícil envolver os jovens e engajá-los a ajudar ONGs que focam em preservar a natureza. Existe forma melhor de chamar a atenção para o tema do que trazer humor para um assunto global tão sério?”, disse Icaro Doria, Chief Creative Officer da DDB Nova York.
A ideia tem a participação de alguns brasileiros que estão trabalhando na DDB de Nova York, além do CCO Ícaro Dória. São eles os diretores de criação Bruno Oppido e Thiago Carvalho, que trabalhavam juntos na F/Nazca. A direção de arte e o design da marca foram concebidos por Diego Limberti, que chegou na agência há cerca de um ano. Limberti é artista plástico e tem passagens por estúdios de design e agências de publicidade no Brasil. Outra brasileira no time é Chiara Martini, head of social strategist, que está na agência desde setembro do ano passado, depois de cinco anos à frente da área de digital e mídia na Heineken Brasil. Carlos Paboudjian foi o artista responsável pelas ilustrações da marca.