Os investimentos em inovação são grandes, segundo a gerente comercial, porque os planos são ambiciosos para o online e OnAir
Katia Zaratin Santacroce, gerente-comercial da Antena 1, resume em uma frase qual o plano da emissora em termos de inovação: “Antena 1 sempre foi pioneira em tecnologia”.
E justifica a afirmativa lembrando que a empresa foi a primeira rádio online do Brasil, uma das primeiras skills da Alexa no país e conta com um constante e importante investimento em equipamentos de ponta não apenas no online, mas também no OnAir.
“Estamos trazendo o estúdio da Paulista (avenida em São Paulo) para a nossa maravilhosa sede na região da Cidade Jardim (também em São Paulo) para apresentar o universo Antena 1 visualmente para o público, mantendo a essência musical, mas comprovando ao mercado que existe uma sinergia incrível para chegar no ouvinte, que é nosso principal ativo, e obviamente também prioridade para esse cliente”.
Ela conta ainda que as estratégias comerciais e as expectativas da empresa para este ano giram em torno do crescimento em todas as esferas, “tanto em audiência, como em abrangência com novas emissoras integrando a rede (atualmente conta com 27 rádios, chegando a mais de 700 municípios), e também faturamento”.
“Novos produtos e plataformas que estão surgindo, mas que para nós já são velhas conhecidas, como por exemplo o streaming, estão num patamar elevado frente a qualquer player e é isso que estamos levando ao mercado, tanto pelas equipes comerciais como por campanhas para o trade que chancelam esse discurso e apresentam não apenas números, mas consistência em operacionalizá-los”. Para ela, o áudio hoje é uma forma extremamente eficaz de se fazer presente junto às pessoas.
“A nossa memória audível é incrível. Sons importantes jamais são esquecidos, e qualquer um pode comprovar fazendo esse exercício, seja por uma música especial, um som da infância ou um tema característico. Muitas marcas icônicas descobriram isso e não abrem mão de usar o ‘seu som’. O rádio está em todo lugar, a qualquer hora, de diversas formas: ele emociona, é companhia, informa em tempo real, embala uma conversa e traz trilha sonora a qualquer ambiente. O rádio é democrático”, decreta.
Katia comenta ainda o perfil do ouvinte e dos desafios que a mudança provocou na mídia em geral e na eletrônica em especial.
Ela diz entender que o rádio é o meio mais fácil de ser consumido, pois está em todos os lugares. “Num país continental como Brasil, e falo por experiência própria, pois estive em praticamente todas as praças do país, e o público só cresce, todo mundo ouve rádio. Cada um tem suas preferências, mas consome o meio. O grande desafio é manter esse meio tão assertivo e apaixonante cada vez mais nas campanhas. O grande objetivo é encantar o cliente com possibilidades inovadoras, e o mercado tem estado, há algum tempo, aberto a receber essas novidades”, analisa a gerente-comercial.
Para ela, o futuro do rádio será o consumo de streamings de áudio, “algo que vem muito forte e a Antena 1 é líder absoluta no streaming de rádio no Brasil, com mais de o dobro de audiência do que a segunda colocada”. “O futuro do rádio é digital. E na Antena 1 o futuro é agora”.
Katia atua desde o ano 2000 em veículos de comunicação. Já passou por mídia impressa, online e pelo rádio. Ela afirma que sempre teve paixão pela publicidade e descobriu no rádio um “encanto que é bastante comum nas pessoas desse meio”, a “tal picada do bichinho do rádio”. E foi na Antena 1, em 2005.
“Depois passei pelo diário Lance!, pelo Grupo Liberal do Pará, por muitos anos, tive a experiência incrível de participar por mais de dois anos de uma mesa redonda diária de futebol via telefone, no rádio, claro, e em 2019 voltei à Antena 1, onde há um ano encabeço a equipe comercial de São Paulo, num momento muito promissor para a empresa, tanto em crescimento no mercado como em iniciativas e investimentos da gestão buscando ainda maior visibilidade e evolução”, avalia.