Nos diferentes momentos da minha carreira, vi o machismo por diferentes aspectos

Mais inclusão, combate aos preconceitos, respeito às diferenças. As pautas defendidas pela sociedade impõem transformações que mudam o propósito da propaganda. O trabalho de conscientizar as pessoas ganha importância, e passa a ser reconhecido como um dos serviços mais gratificantes prestados hoje pela indústria da comunicação.

O setor encontra nas lideranças femininas a sensibilidade para abraçar clamores, atrair engajamento e estabelecer conexões. “Gosto de me ver com essa responsabilidade de colocar a agência nos compromissos e pautas importantes da sociedade”, confirma Keka Morelle, CCO da Wunderman Thompson, e uma das homenageadas deste Especial preparado para comemorar o Dia Internacional da Mulher.

Do reposicionamento de Avon às ações Alfabeto e Love bottle, ambas desenvolvidas para a Coca-Cola, os projetos conduzidos por Keka Morelle buscam criar relevância cultural para as marcas. No coração da Netflix bate tuntum e Stranger station trazem mais evidências do trabalho de mídia criativa, que chama as marcas para a conversa.

Keka ainda cita a campanha Deixa fluir, criada para a marca Sempre Livre, da Johnson & Johnson. Segundo a executiva, essa ação conquistou todos os prêmios onde competiu no ano passado, totalizando 32 premiações.

“Esses são alguns exemplos de como acreditamos que qualquer oportunidade de comunicação de marca é uma oportunidade para gerar engajamento, conversas e fazer parte da cultura das comunidades”, comenta. Instigada por soluções integradas e coletivas, a gaúcha une mídia, conteúdo, influência, estratégia e produção para resolver o problema de negócio dos clientes, além de estimular a cocriação e o aprendizado.

Keka Morelle: responsabilidade nos compromissos e pautas importantes da sociedade (Alê Oliveira)

Projetos estratégicos globais com engajamento local estão entre os desafios mais atrativos. “Adoro achar a conexão perfeita entre marcas e pessoas e construir caminhos únicos para essas relações”, explica Keka, única brasileira a presidir um júri no D&AD Awards 2023, na categoria de Art Direction.

Reconhecimento
Da consequência do trabalho vêm prêmios como Grand Play do YouTube Works, com a campanha Dignity to flow. Agência mais premiada na primeira edição do TikTok Ad Awards, a Wunderman Thompson constrói a sua reputação criativa de forma diversa. “Não somos uma agência de um case só”, aponta Keka. Ela demonstra o seu orgulho em “ver a agência liderando premiações que mostram a maturidade em gerar conversas entre marcas e pessoas”, reitera.

A agência conduz movimentos de Coca-Cola, J&J e Nestlé em todo o mundo. Parte de conselhos globais de criatividade, Keka integra júris internacionais desde 2006. “A perspectiva local é muito importante no meu ponto de vista, mas a integração com uma visão global de marca e mundo é essencial”, situa.

Machismo e carreira
Em 28 anos de experiência, Keka ainda vê machismo na propaganda. “Nos diferentes momentos da minha carreira, vi o machismo por diferentes aspectos e impactos. Ele sempre esteve presente e, ainda, infelizmente, precisamos combatê-lo”, defende.

Casada e mãe de João e Tomás, ambos de 10 anos, Keka é formada em publicidade e propaganda pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem ainda pós-graduação em moda pela Santa Marcelina, de São Paulo. Começou em Porto Alegre (RS), na Dez Propaganda. Em 2000, chegou a São Paulo para trabalhar na FCB. Depois, passou por Fischer e JWT.

Em 2005, aceitou proposta da F/Nazca, onde permaneceu por seis anos como diretora de arte. Ascendeu ao cargo de diretora de criação na DM9, em 2011. Foi para a AlmapBBDO em 2015, onde trabalhou por quatro anos, e saiu de lá para assumir a posição de CCO na Wunderman Thompson, em 2019.