Hyundai e Kia Motors, montadoras que na Coreia do Sul compõem um mesmo grupo, protagonizaram semana passada uma série de troca de “farpas” por meio de anúncios em jornais de circulação nacional. O conflito, no entanto, não se restringiu à mídia. A Kia deve entrar, nesta segunda-feira (31), com ação no Conar (Conselho de Autorregulamentação Publicitária) contra a concorrente.
Na última terça-feira (25), a Kia Motors do Brasil publicou nos jornais Folha de S.Paulo e O Estado de S. Paulo anúncio no qual acusou a Hyundai de se promover sozinha com mérito atribuído às duas montadoras. Na sequência, a Hyundai divulgou peça, nas primeiras páginas dos mesmos veículos, chamando a Kia de “sua divisão barata”, além de outros três anúncios de página inteira, nos quais ressaltou sua colocação em dois rankings. São justamente as informações contidas nesses rankings que a Kia contesta.
Histórico
O conflito entre as duas montadoras teve início depois que a Hyundai passou a divulgar na mídia dados do ranking de vendas do Automotive News Data Centre, no qual a grande novidade é o fato de a Hyundai-Kia ter passado a Ford e ocupado a quarta colocação.
No anúncio da Kia, a marca afirmou que a importadora oficial da Hyundai Motor Company para o mercado brasileiro – a Hyundai Motor Brasil, do Grupo Caoa – vem divulgando que somente a Hyundai teria alcançado a quarta posição. A Kia afirmou ainda que o grupo só
ultrapassou a Ford graças à adição da produção e da venda da Kia Motors Corporation e que toda e qualquer propaganda mencionando a Hyundai como a quarta montadora no ranking mundial é enganosa e tem como objetivo levar o público ao erro.
Já a peça da Hyundai, publicada um dia depois, trouxe o título “A notícia que abalou o mercado automobilístico mundial” e a frase em destaque: “Até a Kia, sua divisão barata, ganhou notícia”.
Na Coreia do Sul, as marcas Hyundai e Kia Motors formam um único grupo automotivo, sendo que a Hyundai lidera as vendas no país, seguida pela Kia.
Conar
A discussão agora deixa as páginas dos jornais e segue para o Conar. A Kia deve entrar nesta segunda-feira (31) com ação no órgão, com três acusações. Uma alega que a campanha da Hyundai sobre o ranking de vendas do Automotive News Data Centre traz informação equivocada. A segunda refere-se a outro ranking utilizado em peça publicitária pela
montadora. Trata-se do J.D. Power 2009 Initial Quality Study, no qual a Hyundai aparece em quarto lugar, atrás de Lexus, Porsche e Cadillac.
Nesse caso, a Kia contesta o fato de a concorrente ter ressaltado que está em primeiro lugar entre as marcas de grande volume de vendas (indicando assim que Lexus, Porsche e Cadillac não vendem em grande volume); e o fato de a marca ter indicado que foi eleita a melhor do
mundo em qualidade, sendo que o ranking engloba apenas o mercado norte-americano. Já a outra acusação é sobre o fato de a Hyundai ter chamado a Kia de sua divisão barata.
Não é a primeira vez que a Kia aciona o Conar contra a Hyundai. Em março deste ano, a marca registrou queixa contra anúncio divulgado pela Hyundai Caoa do Brasil. A peça intitulada “Tucson Imbatível” trazia uma lista dos principais concorrentes da Hyundai, mas deixava de mencionar o Sportage, montado sobre a mesma plataforma do Tucson. A
Kia alegou à época que a peça induzia o leitor a equívocos mercadológicos. O Conar acatou a denúncia e recomendou a retirada da campanha de circulação.
por Daniela Dahrouge