O lançamento da impressora Canon Prixma no Oriente Médio e na Europa, que traz como diferencial o tutorial Creative Park com imagens armazenadas que podem ser recortadas e coladas, tem a participação das produtoras brasileiras Kombat, de imagens, e Silence, de sound branding.
Foram produzidos cinco comerciais com a técnica de animação stop motion, encomendados pela agência Drive/Dentsu, de Dubai. Os dois primeiros trabalhos, Chase e The rabbit and the fox, já estão sendo veiculados nos canais de mídia das regiões. O conceito que norteia a ação é Print you imagination to life (Dê vida à sua impressão). A direção da animação é de Gabriel Mattar.
O trabalho é 100% artesanal, mesmo tendo as imagens prontas. “Tivemos de repensar todo o design de produto para criarmos estruturas de ‘rigging’, ou seja, esqueletos estruturais dentro de cada partezinha, que nos desse a possibilidade de termos objetos de papéis maleáveis o suficiente para deixar eles vivos em cena. Foi tudo recortado, colado e dobrado exaustivamente sem auxílio algum de computação gráfica ou 3D”, disse Mattar.
A linguagem analógica garante um tom lúdico, para propiciar a interação com as crianças e os seus pais. As reuniões com a agência foram feitas por Skype. “A cada etapa do processo, nós atualizávamos a criação com imagens detalhadas do andamento das esculturas, antes de fotografarmos, aprovávamos o enquadramento, luz e principais keyframes da animação dos personagens. Todo esse planejamento é fundamental para o processo na técnica de stop motion”, acrescentou.
Dudu Lopes, sócio da Silence, explicou que o maior desafio foi criar do zero a atmosfera do filme. “Como é de praxe na publicidade, não tivemos um grande prazo para a realização. Entre receber o filme mudo para começar a produção da trilha e do sound design e entregar o material finalizado, tivemos três dias. Um outro detalhe é a trilha programática, que foi toda produzida em cima do corte final, sincronizada com cada momento. Produções como essa pedem um bate bola azeitado com a produtora de imagem”, finalizou Lopes.