Loja terá produtos exclusivos feitos com clássicos da marca, como Chumbinho e Língua de Gato

 

A Kopenhagen comemora o 85º aniversário com a abertura de sua primeira flagship, na badalada Rua Oscar Freire, em São Paulo. O espaço, definido como uma “loja de vanguarda que traduz a marca na sua essência com a responsabilidade de ditar tendências”, foi concebido pela LLAD Arquitetura e recebeu investimento de R$ 5 milhões.  “A Oscar Freire abrigou a primeira fábrica da Kopenhagen, nos anos 40. Estar nessa rua nos remete às origens. Somente uma marca como a nossa pode comemorar 85 anos de tradição sem ser tradicional, sendo ao mesmo tempo clássica e vanguardista”, afirma Renata Moraes Vichi, vice-presidente executiva do Grupo CRM, detentor da Kopenhagen.

Segundo a executiva, a ideia de criar uma loja conceito surgiu há quatro anos, mas não saiu do papel devido à falta de um local que correspondesse às exigências da companhia. “Não foi fácil encontrar um ponto à altura do projeto, mas, felizmente, o sonhou virou realidade. É um presente para nós e também para a cidade”, diz.

O local tem como principal atrativo um painel indoor de LED de cinco metros, com visualização externa e que exibirá imagens de produtos, campanhas publicitárias e mensagens enviadas pelo público por meio do aplicativo “Sweet Face”. A ação, criada pela DM9DDB, tem início em outubro na página da Kopenhagen no Facebook, mas já está disponível para os visitantes da loja. A flagship também será equipada com a tecnologia “hiper som direcionado”, que permitirá aos visitantes ouvirem mensagens sobre a marca enquanto degustam produtos. Todo o local será aromatizado com cheiro de chocolate. “Essas tecnologias potencializam a imersão do consumidor no universo da marca”, explica Renata.

No espaço, serão comercializadas reedições de clássicos da Kopenhagen, como as frutas feitas artesanalmente em marzipan; tortas de Chumbinho e Língua de Gato, feitas pela chef Monica Dajcz; e uma linha exclusiva, a Gifts Luxo, composta por 24 itens de decoração, entre eles bonbonnières, baleiros, vasos e porta-joias. “Queremos reforçar ainda mais a ideia do chocolate como um presente especial”, destaca Renata. Para incrementar a carta de bebidas, o grupo fechou parcerias com Nespresso, Chiva Regal e Cervejaria Dado Bier.

Confiança na marca

O faturamento do Grupo CRM projetado para 2013 é de R$ 760 milhões – 30% superior ao de 2012. A Kopenhagen é responsável por 67% desse montante e a Brasil Cacau, marca popular do grupo, por 33%. O investimento em marketing neste ano foi de R$ 50 milhões, ante R$ 21 milhões do ano passado.

“O aumento significativo de verba publicitária se deu devido a uma mudança de comportamento de compra de mídia. Em 2013, concentramos a verba na compra de patrocínios ao Big Brother Brasil, no caso da Brasil Cacau, e ao Rock in Rio e ao The Voice, no caso de Kopenhagen”, conta Renata. O grupo fecha o ano com a abertura de 850 lojas, sendo 500 de Brasil Cacau e 350 de Kopenhagen.

O lançamento da flagship faz parte do plano de investimento de R$ 70 milhões do grupo que se estende até 2015 e contempla novas ampliações fabris e ações de fortalecimento das marcas.