A KPMG revelou os índices de sua auditoria ao Compromisso pela Publicidade Responsável para Crianças realizado ao longo de 2018. Pelo segundo ano consecutivo, a empresa analisou a comunicação de anunciantes do setor de alimentos e bebidas signatárias do pacto, que define que somente produtos que atendem aos critérios nutricionais pré-estabelecidos para crianças podem promover publicidade voltada para menores de 12 anos de idade.
Segundo o monitoramento, as companhias atingem aderência média de 98,7% ao acordo. O monitoramento considerou a publicidade realizada em quatro categorias de mídia: internet (sites e mídias sociais próprias, redes sociais de influenciadores mirins e sites de conteúdo direcionado ao público infantil), televisão (aberta e fechada), cinema, e outras mídias (DVDs, marketing direto, jogos interativos, outdoor marketing e marketing móvel, além de SMS). A média se mantém acima de 95% em todos os tipos de mídia. O destaque está na melhoria do porcentual de aderência na internet, que passou de 98,6% para 99,4%.
Foram auditadas: Ambev, Coca-Cola Brasil, Ferrero, General Mills, Grupo Bimbo, Mars, McDonald’s, Mondelez, Nestlé, PepsiCo e Unilever. As empresas tiveram suas ações monitoradas nos períodos nos quais há maior exposição das marcas de produtos para o público infantil, como férias de janeiro, Páscoa, Dia das Crianças e Natal. O engajamento de novas empresas é um dos desafios do Compromisso, que em 2019 irá analisar também as ações da Kellogg e, em 2020, do Grupo Heineken Brasil.
O Compromisso pela Publicidade Responsável para Crianças faz parte do “Movimento Nacional pela Saúde e Bem-estar” e tem a finalidade de unir empresas do setor de alimentos e bebidas para construir ações que contribuam para a saúde e bem-estar da população.