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A consultoria KPMG fez uma avaliação de 439 páginas da internet com conteúdo publicitário para fazer uma análise do período conhecido como o “Mês das Crianças”, entre 1º de setembro e 12 de outubro, que movimenta a cadeia comercial relacionada aos presentes para o universo infantil.

A ideia é verificar o pacto de boas práticas e marketing responsável assinado em 2016 por empresas globais do setor de alimentos e bebidas não alcoólicas. E se elas continuam ampliando os seus esforços para a adoção de práticas responsáveis de publicidade para crianças.

 Segundo a KPMG, a alta porcentagem de aderência em 2018 reforça a iniciativa de autorregulação das indústrias: 99,1% do universo pesquisado apresentou conformidade com o Compromisso pela Publicidade Responsável para Crianças.

 A iniciativa determina que as marcas Ambev, Coca-Cola Brasil, Ferrero, General Mills, Grupo Bimbo, Kellogg, Mars, McDonald’s, Mondelez, Nestlé, PepsiCo e Unilever não poderão fazer publicidade de seus produtos para crianças menores de 12 anos de idade, a não ser que atendam aos critérios nutricionais unificados para todo o grupo e definidos de acordo com orientações internacionais.

 Para garantir a transparência do Compromisso e um processo independente, a KPMG é a responsável pela avaliação contínua das peças de comunicação “A KPMG utiliza uma ferramenta especial e customizada para atender esta demanda, conhecida como Kptura, que permite a identificação de anúncios direcionados ao público infantil, tanto em websites como em redes sociais”, explica Ricardo Zibas, Sócio-diretor da KPMG.

 O monitoramento de 2018 contemplou o período de férias escolares (janeiro), Páscoa, Dia das Crianças e o Natal. Mídias como televisão aberta e fechada, rádio, jornais, cinema, DVDs, marketing direto, inserção de produtos em programas e conteúdo de TV e cinema (merchandising), jogos interativos, outdoor marketing, marketing móvel e SMS também são consideradas pelo monitoramento da KPMG. O relatório completo do ano, que incluirá todas as mídias e os períodos acima citados, será divulgado em 2019.

 Continuidade

O compromisso pela publicidade infantil, assumido no fim do ano passado, foi apenas o primeiro passo do “Movimento Nacional pela Saúde e Bem-estar”. Ele tem como finalidade unir empresas do setor de alimentos e bebidas para um objetivo comum: construir conjuntamente ações que contribuam para a saúde e bem-estar da população.

 Um dos exemplos de iniciativas adotadas pela indústria é a mobilização para diversificar seus portfólios e desenvolver porções menores e com menos calorias, dentro dos parâmetros nutricionais adequados para uma alimentação balanceada. Acordos técnicos para a redução voluntária de açúcar, sódio e gorduras trans em parcerias com outras entidades são algumas amostras do que já está sendo feito pelo grupo.  Além disto, investimentos massivos em pesquisa e inovação estão sendo empregados para melhorar o perfil dos alimentos e gerar o impacto coletivo necessário na promoção de hábitos e estilo de vida mais equilibrados.