O Laboratório Expanscience, multinacional farmacêutica com sede na França, abre sua operação no Brasil para o desenvolvimento da marca de dermocosméticos Mustela, dedicada a mães e bebês. A estratégia de comercialização será direcionada exclusivamente à venda direta em farmácias e lojas infantis, em São Paulo, Brasília, Goiânia, Belo Horizonte e no Rio de Janeiro – nos demais estados, atuará via e-commerce de parceiros. Desde 2005, a companhia era representada no país por um distribuidor.
“Como fabricamos dermocosméticos premium, acreditamos que as redes de farmácias, que têm aderência com a marca e atendem as classes A e B, são os pontos de vendas ideais para a introdução dos produtos. O Brasil é um dos principais países para o mercado de dermocosméticos, por isso temos uma grande expectativa na expansão de nossa marca localmente”, afirma Laurence Frémy, gerente-geral do laboratório no Brasil. Segundo a executiva, a escolha da nova subsidiária foi feita após mais de dois anos de pesquisa sobre o mercado local. A sede brasileira, localizada em São Paulo, é a primeira da companhia na América do Sul.
A marca, líder em cuidados para bebês e grávidas nas farmácias da Europa, é dividida em quatro categorias (Mustela 9 meses, Mustela Bebê, Mustela Dermo-pediatria e Mustela Solares) e representa quase 50% da produção e faturamento da companhia. No total, serão comercializados 31 produtos à base de plantas, com fórmulas hipoalergênicas e livres de parabenos e de conservantes de risco. “A pele da criança é muito frágil e necessita de cuidados especiais. Além disso, as futuras mamães também precisam utilizar produtos específicos durante a gestação, que não prejudiquem o bebê e, ao mesmo tempo, evitem o aparecimento de estrias, algo comum nesse período”, explica Ana Mosca, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio de Janeiro, convidada pela companhia para apresentar a marca ao público em evento realizado nesta terça-feira (17), em São Paulo.
Há mais de 60 anos no mercado, o Laboratório Expanscience está presente em 84 países, possui 10 filiais no mundo e cerca de 900 colaboradores. Sua sede, localizada na cidade francesa de Épernon, ocupa um espaço de nove hectares e tem capacidade média de produção anual que chega a 56,8 milhões de produtos. A companhia é dividida em seis áreas de negócios: dermocosmética, reumatologia, dermatologia, dentária, preparação e ativos cosméticos – sendo as duas primeiras as mais representativas.
Em 2012, o faturamento da Expanscience foi de R$ 640 milhões – o que representa 8% de crescimento em relação a 2012 –, sendo que 40% dessa receita foi impulsionada pela presença internacional dos produtos. A expectativa de crescimento em 2013 é de 15% em relação ao ano passado.
A divulgação da marca será feita por meio de materiais para pontos de venda e para internet, criados pela Triunfo. “Faremos ações ainda neste ano, como a criação da nossa página brasileira no Facebook, mas a estratégia deverá ser fortalecida no ano que vem. Estar no digital é muito importante, já que as futuras mães pesquisam muito na internet”, explica Lorena Manes, gerente de marketing da filial brasileira do Laboratório Expanscience. A executiva diz que há planos de trazer outras marcas ao Brasil nos próximos anos.