O lançamento da coleção de esmaltes outono/inverno 2015 da Risqué gerou polêmica na internet nesta segunda (23). E não por causa das novas cores, mas sim pelo conceito da coleção “Homens que amamos”, que está sendo acusada por internautas, tanto homens quanto mulheres, de sexismo e machismo. O assunto foi parar no trending topics do Twitter com as hashtags #homensrisque e “#Risqué”.
Produto do grupo Hypermarcas, a Risqué lançou a coleção de esmaltes com nomes como “André fez o Jantar”, “Fê mandou mensagem”, “Guto fez o pedido”, “Zeca chamou para sair” e “João disse eu te amo”. A campanha teria sido inspirada em homens que fazem a diferença na vida das consumidoras. Na internet, entretanto, o que se vê são usuários defendendo que atitudes masculinas como essas deveriam ser rotineiras e não celebradas.
Nas rede sociais, as mensagens criticam a campanha ao mesmo tempo em que ironizam a partir de sugestões de novos nomes para os esmaltes. A polêmica começou no início da manhã, quando imagens dos novos produtos começaram a circular pela internet.
Segundo a Risqué, o conceito do produto foi criado pelo marketing da própria empresa e as peças da campanha de lançamento foram feitas por uma agência interna. A Lew’Lara/TBWA, que atende a conta, não participou nem do conceito de posicionamento do produto e nem da elaboração das peças de promoção.
Em comunicado, a marca diz que “considera todo tipo de discussão positiva e reafirma que está sempre atenta aos comentários de seus consumidores.”
Confira alguns comentários no Twitter: