Como os criativos da indústria publicitária reagiriam se seus troféus conquistados no D&AD desaparecem da noite para o dia? No dia 16 de janeiro tal fato inusitado realmente aconteceu simultaneamente em agências de São Paulo, Londres, Nova York, Melbourne, Buenos Aires, Bangkok, Copenhagen, Los Angeles e Cidade do Cabo. 

O roubo dos lápis que representam o prêmio do festival londrino em várias cidades do mundo despertou intriga, mas não aconteceu por coincidência. Tudo fazia parte da campanha de divulgação do próprio D&AD, que está anunciando o prazo final para as inscrições das peças, que será encerrado no dia 17 de fevereiro. 

Criada pela agência Lucky Generals, a ideia da ação, que foi transformada em um vídeo que está circulando pelas redes sociais, foi mostrar a relevância do D&AD e o valor que os vencedores dão aos lápis conquistados no festival. Antes de o plano ser revelado, mensagens de clamor pela devolução dos troféus foram publicadas na internet. Em entrevista no filme, a diretora executiva de criação da BBH Rosie Arnold declara que “os lápis do D&AD são os mais difíceis de ganhar, os mais valiosos. “Meu lápis tem um lugar especial orgulhosamente guardado na minha coleção”, diz. 

Confira o vídeo da campanha “It was Us”: