Para comemorar o Dia Nacional do Livro e estimular o hábito da leitura, a editora L&PM, em parceria com a concessionária ViaQuatro de metrô, distribuiu gratuitamente aos passageiros da Linha 4-Amarela 1.500 livros. Destes, 300 traziam uma surpresa: funcionam como bilhetes do metrô que podem ser recarregados. A ação, com assinatura da agência Africa, ocorreu nesta quinta-feira, 23, na Estação Faria Lima.

Cada Ticket Book foi inicialmente carregado com seis bilhetes, permitindo que os efeitos da ação durem pelos próximos dias. A ideia é que a obra seja lida durante os percursos de cada passageiro. Basta encostar o livro na catraca para a entrada ser liberada. As capas dos livros possuem um chip com tecnologia equivalente a do Bilhete Único, tornando os Ticket Books recarregáveis.

O projeto convida as pessoas a, depois de ler, recarregar seus livros e presentear um amigo, estimulando o prazer da leitura. O portador do livro encontrará um código na contracapa. É só acessar a página do projeto para concluir a compra das passagens. O Ticket Book não tem prazo de validade e pode ser recarregado sempre que a pessoa quiser e com quantas passagens ela desejar. Na recarga, o pagamento dos bilhetes é de responsabilidade do usuário.

Assinadas pelos diretores de arte Ricardo Matos e Ana Novis, as capas foram criadas especificamente para o projeto e inspiradas em mapas do metrô de diversas partes do mundo. Os títulos selecionados fazem parte de uma coleção com dez livros de bolso do portfólio da editora: A Arte da guerra, Sun Tzu; Assassinato no Beco, Agatha Christie; Hamlet, William Shakespeare; Cem sonetos de amor, Pablo Neruda; Cebolinha em apuros!, Mauricio de Sousa; Garfield –”Foi mal”, Jim Davis; O grande Gatsby, F. Scott Fitzgerald; Quintana de bolso, Mario Quintana; Sherlock Holmes: O cão dos Baskerville, Sir Arthur Conan Doyle e Peanuts: “Amizade. É pra isso que servem os amigos”, Charles M. Schulz.

Ficha Técnica

Título: Ticket Books

Clientes: LP&M

Agência: Africa Rio

Criação: Ana Novis, Otto Pajunk e Ricardo Matos

Direção de Criação: Diogo Mello

VP de Criação: Álvaro Rodrigues

CCO: Sergio Gordilho

Gerente de Projetos: Monique Lima

Produção/Agência: Marcela Nisental

Produção Gráfica: Forma Certa

Tecnologia:  Bizsys

Produção/Filme: Trator Filmes

Direção: Will Mazzola

Aprovação/Cliente: Ivan Pinheiro Machado