O Grupo LATAM anunciou nesta terça-feira (20) que Marta, eleita seis vezes a melhor jogadora de futebol do mundo, vai ajudar a companhia em seu compromisso de ser mais inclusiva e diversa. Líder Global de Diversidade e Inclusão, a atleta tem a missão de ajudar a fortalecer a marca da aérea nos mercados em que atua dentro da estratégia de branding definida pelo grupo.

LATAM escolhe Marta como líder global de Diversidade e Inclusão (Divulgação)

De acordo com a empresa, a parceria é de longo prazo, a atleta vai ajudar o grupo em seu processo de transformação cultural para ser mais inclusivo e diverso dentro de três pilares: gênero, pessoas com deficiência e diversidade de profissionais.

Jerome Cadier, CEO da LATAM Brasil, comenta a escolha da jogadora e afirma que seu legado ultrapassa o futebol. “Temos total consciência de que há um longo caminho rumo à inclusão e à diversidade. A sua história emociona e inspira pessoas de diferentes lugares em todo o mundo a acreditarem em seus sonhos. Por isso, vamos juntos construir caminhos para um mundo sem fronteiras”, afirma.

A ideia é que ela também fortaleça a marca do grupo nos mercados em que atua, especialmente no Brasil, gerando uma conexão ainda mais forte no maior país que o grupo opera, dentro de uma estratégia de branding global. A ação tem assinatura da Graphene IPG (WMcCann + MRM Brasil).

Mais do que uma jogadora premiada, Marta tem forte relação com as questões de diversidade e inclusão e também é embaixadora global da ONU Mulheres e Defensora dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas). “Estou muito feliz e honrada em trabalhar com a LATAM. Vamos jogar juntas para buscar as transformações que precisamos fazer. Quem me conhece sabe o que defendo: liberdade e oportunidade para todas e todos escolherem o que querem fazer no esporte ou em qualquer atividade nas suas vidas”, afirma Marta, que vai participar de ações internas e externas da companhia.

Entre os compromissos da companhia estão trabalhar para que a distribuição por gênero dos colaboradores do grupo seja indistintamente 60% – 40% até 2030, e para que a distribuição de gênero nos executivos seja indistintamente 60% – 40% até 2025. Além disso, há o objetivo de que as pessoas com deficiência representem pelo menos 5% dos trabalhadores do grupo LATAM até 2030.

Em post nas redes sociais, a empresa ressalta que a estratégia será ampla. “Uma parceria que vai muito além de uma campanha publicitária”, diz o texto.

FICHA TÉCNICA
Agência: Graphene IPG (WMcCann & MRM Brasil)
Time do Cliente: Alex Vila, Diogo Elias e Amira Ayoub
Business Lead: Jeanini Pedroso
Criação: Diogo Pace, Rubens Cintra, Daniella Reis, Leonardo Chiesi, Paula Baselice, Paloma Nardo, Danilo Cajaíba
Planejamento: Lucas Baranzelli, Cinthia Pauli, Muriel Alcayde, Cristian Silva, Ignacio Yañez
Social Media & Conteúdo: Fernanda Vicentini
Mídia: Andréia Kalvon, Juan Cavalieri
Operações: Ines Rodriguez, Lara Bigliassi
Produção audiovisual: Sabrina Inui
Relações Públicas: Carolina Constantino, Bruno Espinoza, Kerena Neves