Enquanto cresce a oferta de opções de baixo custo para o segmento fotográfico, a Latinstock Brasil vai na contramão e prepara o lançamento de uma linha linha mais nobre de produtos, que será posicionada como a principal entre todas as suas coleções. Para tal, a empresa levará a Platinum by Latinstock, composta por imagens de alto padrão, para a home de seu portal, focando principalmente o mercado publicitário. “Essa coleção é composta por fotos assinadas por fotógrafos de primeira linha, com direito controlado e exclusividade de utilização. Na hora em que uma agência está desenvolvendo um anúncio, ela não quer correr o risco de seu concorrente usar, por acidente, a mesma foto em outra campanha”, analisa Marcos Scheliga, sócio-diretor da Latinstock Brasil.
De acordo com o executivo, as demais áreas atendidas pela empresa estão consolidadas, porém, há um grande potencial de evolução nesse tipo de oferta para o mercado publicitário, especialmente pelos benefícios trazidos. “Estamos bem posicionados nas áreas editorial, de royalty free e de micropagamento. Agora, vamos investir nas soluções mais premium voltadas especialmente para a publicidade. Vemos como um comportamento comum a utilização de fotografias de baixo valor como referência para a produção de uma imagem ideal. Com a Platinum, porém, você já pega a foto pronta, sem precisar acompanhar e analisar o trabalho de um fotógrafo contratado a cada clique”, argumenta Scheliga.
“A Latinstock é conhecida pela excelência de seu trabalho, e queremos capitalizar isso. As agências estão cada vez mais enxutas na área de produção, e pretendemos atuar como um braço delas nesse quesito”, acrescenta Carla Ghisalberti, diretora comercial da Latinstock Brasil. O valor das imagens da nova coleção deve ser cerca de 50% superior à média das demais fotos. Ele também deve variar de acordo com a utilização, volume e frequência.
Atualmente, 50% do faturamento da empresa é proveniente de projetos publicitários, o que significa cerca de R$ 600 mil por mês. A outra metade vem dos projetos editoriais. A Latinstock acredita que, ao ser lançada, a Platinum deva representar 20% desse montante na porção publicitária, chegando a 50% em um ano. A disponibilização da coleção online deve acontecer em meados de setembro, porém, o acervo já está sendo apresentado a diversas agências em visitas pessoais.
dor da �sg@J�Do em gestão de marketing esportivo do Ibmec, apoiar grandes eventos é um ativo poderoso e é natural que as marcas passem a explorá-lo imediatamente após as Olimpíadas de Londres. “Esse é um momento inesquecível para as marcas. Elas não podem isolar a verba de marketing apenas na cota de patrocínio, precisam ativar essa compra com antecedência, dispersando e dinamizando esse investimento”, analisa.
Para ele, a ativação pontual evita problemas com lembrança de marca, como o ocorrido com a Adidas: mesmo sendo a patrocinadora oficial da competição de Londres, pesquisa da Toluna Global Ominibus revelou que a Nike aparecia com mais recall que ela – 37% de recall, contra 24% da Adidas. “O consumidor é metralhado ao longo do dia, há uma batalha entre muitas marcas atuantes num mesmo segmento. Evolução nas ações de trademarketing, com criatividade no ponto de venda, otimiza a verba do planejamento de marketing”, opina.