Cena do filme criado pela AlmapBBDO para o Boticário no Natal 2020 (Divulgação)

O documentário “Papai Noel: Uma História de Diversidade” estreia nesta segunda-feira (23) com a participação de Lázaro Ramos. Essa é uma das ações encampadas pelo ator no projeto criado pela AlmapBBDO, que reafirma o compromisso do Boticário no combate ao racismo para celebrar o Natal 2020.

Inspirado nos estudos de Ad Júnior, head de marketing da Trace Brasil, o roteiro narrado por Ramos no documentário mostra que nem sempre houve um padrão estético para a origem do Papai Noel. Na Semana da Diversidade, realizada entre os dias 24 e 26 de novembro, o embaixador da marca ainda participará de ações com os colaboradores do Boticário, além de comandar uma live nas redes sociais da marca ao lado da filósofa e escritora Djamila Ribeiro.  

“Temos uma estratégia robusta em diversidade e vamos continuar firmes nessa construção, estimulando e valorizando cada vez mais a pluralidade entre as pessoas”, comenta Alexandre Bouza, head do Boticário. 

Já o filme dá destaque à história de um Papai Noel negro. “Por que nenhum era como eu?”, perguntava o homem quando ainda era uma criança. No Natal de 2020, ele aparece vestido de Papai Noel realizando o seu sonho de infância junto à família. “Quisemos trazer uma história inspiradora com a emoção que a data pede. Contamos a história de um garotinho negro que queria se sentir representado na figura de um Papai Noel. Figura esta que, nos últimos tempos (e felizmente), já tem se mostrado mais diversa”, explica Pernil, diretor de criação executivo da AlmapBBDO. 

Filme foi lançado no intervalo do especial “Falas Negras”, da TV Globo (Divulgação)

O filme foi lançado no intervalo do especial “Falas Negras”, da TV Globo, no dia 20 de novembro. O Boticário é patrocinador do programa dirigido por Lázaro Ramos e idealizado por Manuela Dias, que traz depoimentos reais de pessoas que lutaram contra a escravização e a segregação racial. No total, 22 personagens interpretam testemunhos de intolerância desde os anos de 1600. 

Como parte das ações, uma matéria veiculada no “Fantástico” no dia 22 de novembro apresentou o making of do ‘Falas Negras’, seguido da exibição da campanha. O projeto – uma parceria do Boticário com Globo e AlmapBBDO – ainda prevê programetes com dicas de filmes sobre consciência negra nos intervalos das grades do Telecine Pipoca e Telecine Touch, além da “Sessão Consciência Negra O Boticário” e promos personalizadas. Serão quatro semanas de exibição aos sábados e domingos. A primeira foi ao ar em 21 de novembro.    

A campanha conta ainda com desdobramentos em redes sociais e a participação de influenciadores ligados à causa. O filme, produzido pela Boiler Filmes, é codirigido por Ton Valentim, fotógrafo, artista, ativista e videomaker, que esteve ao lado de Dulcidio Caldeira, sócio e diretor de cena da Boiler. Já o documentário, produzido pela Paranoid, tem direção de Jessica Queiroz.