A exposição na mídia alcançada pela 2ª edição da Le Mans 6 Horas de São Paulo foi um dos resultados mais comemorados pelos organizadores da corrida de automobilismo, realizada entre o último dia 30 de agosto e 1º de setembro, no Autódromo de Interlagos. “A corrida foi transmitida ao vivo pela SporTV e teve reportagem no ‘Esporte Espetacular’, da TV Globo. Uma das ações que fizemos foi colocar o Emerson Fittipaldi e o Roberto Carlos juntos para dar uma volta de carro em Interlagos. Foram cinco minutos no ‘Fantástico’ e o carro apareceu com as marcas dos patrocinadores. Isso tem muito valor. Outra ativação, que foi um tremendo sucesso também, foi o passeio com quatro carros da Le Mans em plena Avenida Paulista, na hora do almoço. Ganhamos destaque no ‘SPTV’ e no ‘Jornal Nacional’. São ações que agregam números para os patrocinadores”, exemplificou Fernando Elimelek, presidente da Playcorp, produtora de grandes eventos que organiza a corrida junto com o bicampeão mundial de Fórmula 1, Emerson Fittipaldi.
O número de patrocinadores também deu mais relevância à segunda edição da etapa brasileira do campeonato de endurance, o FIA WEC. “Tivemos Claro TV, Prefeitura de São Paulo, Coca-Cola, Nestlé e Consulado Britânico”, lembrou Elimelek. “Nossa preocupação foi dar retorno a essas empresas”, continuou. Para o executivo, a presença das marcas na mídia tem um efeito multiplicador e deu força para que os patrocinadores da edição 2013 confirmassem participação no ano que vem. Segundo Elimelek, o custo do evento foi de R$ 19 milhões. “Com certeza, os mesmos parceiros deste ano estarão em 2014”, frisou.
O espírito de megafestival para a família adotado pela Le Mans na França, há 90 anos, e trazido para Interlagos nesta edição, foi outro ponto alto. Entre as atrações paralelas, houve desfile de carros clássicos, simuladores de corrida, cinema da Disney, escolinha de trânsito da Polícia Militar em conjunto com o Consulado Britânico, atividades do Beto Carreiro, roda-gigante e shows de rock.
Fittipaldi afirma que o objetivo é popularizar o automobilismo no Brasil. “A Le Mans é um evento para os fãs do automobilismo e para toda a família. É uma oportunidade para o público, que nunca viu esses carros de perto, interagir mais com o esporte. Quando fiz o acordo com a Playcorp, trouxe para o automobilismo uma cabeça nova, com visão diferente. É um evento que vai se popularizar, porque o público participa mais da festividade, não é só ficar assistindo seis horas de corrida. Tudo isso mostrou que o automobilismo, em um fim de semana, pode oferecer muita atração, diversão e emoção”. O bicampeão de Fórmula 1 afirma que a parceria com a Playcorp é um sucesso. “Toda a expertise da Playcorp em eventos para grande público está sendo levada para o automobilismo. É uma dimensão nova para o segmento e tudo ligado a carros que têm alta performance, com tecnologia de ponta”, reforçou Fittipaldi.
A segunda edição da Le Mans 6 Horas de São Paulo teve 50% de aumento de público – em 2012, foram 25 mil pessoas, enquanto este ano 38 mil compareceram a Interlagos. “Nossa meta é 50 mil, estamos trabalhando para chegar a isso em 2014, inclusive, tem muita coisa que podemos experimentar para entreter o público, além de acrescentar coisas novas à prova”, salientou Elimelek. Participaram da prova em São Paulo montadoras como Audi, Toyota, Nissan, Honda, Aston Martin, Chevrolet e Porsche. O Audi R18 e-tron quattro, pilotado pelo trio formado por André Lotterer, Benoit Tréluyer e Marcel Fässler, venceu a segunda edição da Le Mans 6 Horas de São Paulo.