Terceira maior fabricante de brinquedos no mundo, a Lego comemora a renovação de 84% do portfólio no país em relação ao ano passado. “É um número recorde, estamos trazendo para o mercado brasileiro 237 novos produtos, o que significa para nós uma renovação de 84% do portfólio. Além dessas novidades mais os itens continuados, formamos um sortimento perto de 300 itens. É um número igual ao da Europa e maior do que o mercado norte-americano”, conta Robério Esteves, diretor de operações da Lego no Brasil.
O executivo reforça que o Brasil tem recebido atenção especial da matriz, na Dinamarca, por fazer parte do Brics e pelo enorme potencial do mercado interno. O objetivo da marca dinamarquesa é oferecer ao mercado a maior variedade possível e atender ao conceito de coleção. Sinônimo de categoria quando se fala em brinquedos de montar, a Lego – cuja distribuição no país é feita exclusivamente pela M. Cassab – está presente nas cinco regiões do país e em todos os estados brasileiros. “Estamos em praticamente todas as lojas especializadas que tenham um perfil do nosso público consumidor”, reforça Esteves.
Marca premium, a Lego hoje atende as classes A, B e C, com brinquedos a partir de R$ 19,90. “A penetração maior está nas classes A e B. No entanto, a gente vem realizando um trabalho nos últimos sete anos para que cada vez mais crianças da classe C tenham acesso ao brinquedo Lego. Nesse sentido, a primeira providência é ter preços acessíveis. Isso é um desafio grande, porque a qualidade do brinquedo Lego permanece exatamente a mesma”.
Em 2012, a marca teve um crescimento de 50% em receita no Brasil. “No ano passado, também trouxemos para o Brasil um número grande de lançamentos. Conseguimos manter o preço num patamar competitivo, não repassamos o aumento do dólar e fizemos investimento grande em comunicação, no ponto de venda. Além disso, existe um potencial grande de crescimento para o brinquedo de maneira geral”, indicou Esteves. De acordo com o executivo, a marca não tem uma agência de publicidade local, sendo que a negociação de mídia é feita para toda a América Latina e o material é adaptado. A norte-americana Starcom é a agência que cuida da comunicação de Lego no mundo todo.
Para se ter uma ideia da grandiosidade dos números de Lego, algumas curiosidades: em todo o mundo, mais de sete caixas de brinquedos Lego são vendidas a cada segundo. Ao longo de meio século de existência, foram vendidos 400 bilhões de elementos da marca. As vendas da empresa em 2011 atingiram a marca de US$ 3,5 bilhões, ante US$ 2,8 bilhões em 2010.