Quase que em uma posição legítima de defesa do jornalismo de credibilidade, alguns veículos brasileiros estão desenvolvendo diversas ações contra a desinformação e o fake news nestas eleições. A mais recente delas foi criada pela Africa para a Folha de S. Paulo. A campanha apresenta três projetos de leis controversos, mas ao mesmo tempo reais e que, portanto, poderiam ter sido aprovados pela Câmera dos Deputados. O objetivo é alertar o público sobre a importância da busca pelo conhecimento sobre os candidatos, seus partidos e propostas a serem votadas.
As peças convidam o eleitor para que ele acesse todas as iniciativas criadas pela Folha, como a ferramenta Match Eleitoral (aqui), o serviço Folha Check – verificador de notícias fakes e reais -, além de um caderno exclusivo dedicado às eleições, podcast e newsletter sobre o tema.
FICHA TÉCNICA
Título: Eleições 2018
Agência: Africa
Anunciante: Folha de S.Paulo
Produto: Institucional
CCO: Sergio Gordilho
Diretora Executiva de Criação: Sophie Schonburg
Diretor de Criação: Edson Rosa / Carolina Velloso
Diretor de Arte: Fábio Has / Raynier Santos
Redator: Daniel Neme
Atendimento: Cintia Hachiya/ Juliane Shizuko / Vitória Medauar
Aprovação/cliente: Murilo Bussab / Dirceu Ferreiro Vieira