Por vários motivos, premiações são importantes, não apenas na propaganda, mas em diversos outros segmentos. Basta olhar o peso de um Oscar, por exemplo. Em alguns casos a busca é por status, em outras o objetivo é dinheiro ou outro tipo de conquista ou consagração. Na mais recente enquete realizada pelo PROPMARK a questão é o quanto prêmios de criatividade como o Cannes Lions são relevantes para o segmento de comunicação.
Abaixo o resultado da interação dos leitores e os comentários de Daniel Da Hora, CCO da consultoria DH LO Creative Boutique (Recife). O publicitário é um experimentado jurado brasileiro em festivais de todo o mundo, como Clio Awards, New York Festivals, One Show, London International Awards, Ad Stars, ADC, A’Design Awards, Cristal Festival, El Ojo de Iberoamerica, entre outros.
Para 22,39% do público, estabelecer padrões e tendências para toda a indústria criativa é o papel principal do festival. Outros 12,69% acham que o Cannes Lions serve muito mais para fortalecer a reputação e o branding das agências de propaganda.
Elevar o patamar de carreira dos profissionais que conquistam Leões é o maior diferencial da premiação, na visão de 20,15%. Ninguém, entretanto, acha que o festival serve para mostrar aos clientes que a agência está indo no caminho certo.
O resultado mais expressivo da enquete, na verdade, aponta que a maior parte dos leitores (44,78%) acha que a junção de todos os fatores constitui a relevância de um evento como o Cannes Lions.
“A enquete revela o que a gente já percebe há tempos: premiações grandes como o Cannes Lions são um ativo importantíssimo da nossa indústria, seja estritamente para alavancar carreiras, seja para criar valor para as agências, ou seja para alimentar a cadeia com o que de mais importante está acontecendo. O que eu acrescentaria é que o Cannes Lions, em especial, tem sido cada vez mais relevante para as marcas e clientes, que querem ver o novo, mas também querem saber que suas agências são reconhecidas e qualificadas”, finaliza Daniel da Hora.