Uma pesquisa realizada pelo PROPMARK online investigou a opinião dos leitores sobre a propaganda da Sadia “Não leve Luis Augusto por Sadia”. A campanha gerou polêmica e foi notificada pelo Conar por ter recebido muitas reclamações de pessoas com esse nome ou que se sentiram ofendidas pela associação. O resultado apontou que 46% dos participantes acreditam que, como obra de ficção, a marca apenas deu um nome ao presunto, mas poderia ter sido qualquer outro. Nessa linha, os vilões da dramaturgia não poderão ter nomes próprios também. Contrários à polêmica, 28% também afirma que não existe nenhum problema em usar um nome próprio em campanhas. Se for assim, a criatividade pode ficar cada vez mais restrita e sem qualidade.

Solidários às pessoas que se sentiram ofendidas pela campanha, 21,67% acha que o comercial é ofensivo e desrespeitoso por estimular o bulling ao associar o nome “Luis Augusto” a um produto de rejeição. Para outra parcela, que soma apenas 4,33%, as pessoas com este nome foram ridicularizadas e podem se senti humilhadas com a associação.  

Confira a campanha:

Depois da polêmica, a marca divulgou um novo vídeo: