Unidades da Livraria da Vila oferecem pontos de coleta para doações

 

O projeto Leitura Alimenta está saindo do papel para a cesta básica. O projeto, concebido a três mãos por Leo Burnett Tailor Made, Livraria da Vila e Cesta Nobre, começou a receber doações de livros para serem inseridos em milhares de cestas básicas, em ação que pretende incentivar e facilitar a doação e o hábito e acesso à leitura. Na mecânica, a Livraria da Vila oferece seus pontos de venda como base para captação das doações, além de espaços de mídia nas lojas em sua publicação customizada; a Cesta Nobre realiza a inclusão dos livros nas cestas básicas produzidas e distribuídas pela empresa; e a Leo Burnett Tailor Made, além de ter iniciado o projeto, fica encarregada da produção do material de identidade e divulgação do Leitura Alimenta.

“Já tínhamos uma ação anual de doação de livros, que envolve diversas instituições, e agora esse projeto também será um de nossos focos. Incentivar a leitura tem total ligação com o nosso trabalho, especialmente em uma ação como essa — que leva esse hábito a um novo público”, destaca Rafael Seibel, coordenador de marketing da Livraria da Vila. Além de receber as doações em caixas personalizadas, a livraria oferece um e-book com compra disponível via internet, do qual 100% da renda será revertida para aquisição de livros físicos doados ao projeto.

Iniciado oficialmente nesta terça-feira (26), o Leitura Alimenta terá sua primeira fase acontecendo até o fim de abril, quando os resultados do projeto serão mensurados para que seu futuro seja planejado. “Sempre tentamos fazer projetos sociais, mas colocar em prática algo desse tamanho é que faz a diferença. Começaremos de acordo com a demanda, ainda sem metas definidas. O resultado ideal seria conseguir colocar um livro dentro de cada uma das três milhões de cestas básicas que produzimos anualmente”, aspira Alexandre Xavier, diretor da Cesta Nobre.

“Não é um projeto para a agência ou para um cliente, e sim para as pessoas, para o país”, considera Marcelo Reis, sócio e vice-presidente de criação da Leo Burnett Tailor Made. Depois de ter elaborado toda a identidade visual do Leitura Alimenta, a agência se dedica agora à criação de peças, ações e conteúdos que auxiliem na divulgação do projeto. “Já desenvolvemos cartazes, peças de mídia indoor, marcadores de página, carimbos e anúncios, além de contar com o auxílio das redes sociais. Com nossa presença na mídia dependendo de parcerias, por ser um projeto social, contamos muito com a força da mídia espontânea”, reforça Reis. Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas no www.leituraalimenta.com.br.