A Lenovo anunciou nesta terça-feira (18) sua primeira linha de servidores no Brasil. Os produtos, fabricados em sua planta em Itu (SP), são fruto de joint venture com a EMC, parceira da Dell entre 2001 e 2007 e especialista em armazenamento.
Com foco em pequenas e médias empresas, o portfólio ThinkServers é composto por três modelos de servidores (TS140, RD540 e RD640). O primeiro visa escritórios e usuários iniciantes e os dois últimos são produtos de alta performance, para aplicações de computação intensiva. Todos são fabricados na planta de Itu e chegam ao varejo em março.
A empresa também anunciou a fabricação local de sua linha de workstation. O portfólio abrange os modelos ThinkStation E32, S30 e D30. Recentemente, a Lenovo comercializou 600 unidades dos modelos S30 e D30 para a Petrobras para a exploração do pré-sal. Com a venda, a companhia tem 20% do mercado de workstations no país, segundo dados internos.
O objetivo é liderar nas áreas de servidores e de workstations “em alguns anos”, afirma a companhia. A Lenovo já lidera em PCs e notebooks corporativos. No final de 2013, ela alcançou a liderança também do mercado brasileiro, com 18,6% de share, pela primeira vez à frente da Positivo. Os dados são do IDC.
Um time de vendas está estruturado para atender o mercado corporativo, que foi dividido em diferentes setores: clientes premium, grandes empresas e clientes standard. Nesta terça, os novos produtos foram apresentados para um grupo de 100 CEOs que visitaram a fábrica da Lenovo.
Tablets e smartphones
A Lenovo já está no varejo com produtos B2C, como o Yoga PC, um híbrido entre tablet e notebook, além de continuar com produtos da CCE, adquirida por ela em 2012. A meta é trazer novos dispositivos ao longo de 2014, como o Yoga 2 Tablet e os smartphones da marca. A previsão é que os celulares Lenovo cheguem entre agosto e setembro no país.
“Temos uma grande estratégia para além da área de PC. A Lenovo já é a terceira maior fabricante de smartphones no mundo e nosso plano é crescer e nos tornarmos mais fortes. Primeiro iremos trazer os tablets. Já os telefones chegam no segundo semestre”, afirmou Dan Stone, presidente da Lenovo na América Latina. “A CCE é nossa linha de produtos acessíveis, enquanto a Lenovo é a parte high-end de nosso portfólio. Estamos muito felizes com nossa família de marcas aqui”, disse.