A Lenovo anunciou a conclusão da operação de aquisição da Motorola Mobility, divisão de celulares que estava com o Google. A marca e todo o portfolio de aparelhos da Motorola passa a fazer parte da companhia asiática, agora terceiro maior fabricante de smartphones do mundo.

A Lenovo irá operar a Motorola como uma subsidiária integral, mantendo a sede em Chicago e os 3,5 mil funcionários globalmente.  A aquisição custou aproximadamente US$ 2,91 bilhões – aproximadamente US$ 660 milhões em dinheiro e 519.107.215 em ações ordinárias recém-geradas, cerca de 4,7% das ações da Lenovo.

“Hoje atingimos um marco histórico para a Lenovo e para a Motorola – e, juntos, estamos prontos para competir, crescer e vencer no mercado global de smartphones. Ao assumir uma posição forte como número três no mercado e concorrente de peso para as duas maiores empresas no setor de smartphones, daremos aos consumidores algo que eles precisam: opções, concorrência e uma nova faísca de inovação”, afirmou Yang Yuanqing, chairman e CEO da Lenovo.

 

“A Motorola está em boas mãos com a Lenovo, uma companhia que está totalmente focada em fazer grandes dispositivos”, disse Larry Page, CEO do Google. Liu Jun, vice-presidente executivo do grupo Mobile Business da Lenovo, será chairman do conselho de administração da Motorola. Rick Osterloh, veterano da Motorola, continuará sendo o Presidente da Motorola.