As campanhas “Vem pra rua”, de Leo Burnet Tailor Made e AgênciaClick Isobar para a Fiat, e “Carrinho de compras interativo”, da CuboCC para Hellmann’s foram as campanhas brasileiras premiadas no FOM Latam Awards, a premiação do Festival of Media para a América Latina. A ação para Fiat, criada para a Copa das Confederações, em junho, venceu na categoria “Melhor plataforma interativa”. Já a campanha de Hellmann’s ganhou na categoria “Melhor uso de digital”.
Na visão do júri, a peça para a maionese da Unilever extrapolou a barreira da tecnologia e se destacou por usar uma mídia “verdadeiramente inovadora”. A ação, que ocorreu no supermercado Pão de Açúcar localizado no shopping Iguatemi, em São Paulo, equipou carrinhos de compra com uma tecnologia específica, que sugeria receitas com produtos da marca enquanto o consumidor realizava suas compras.
“As duas peças foram muito elogiadas pelo júri. A apresentação e o conceito foram ilustrados de forma muito bem-acabada”, avaliou Paulo Stephan, diretor-geral de mídia da Talent e um dos jurados neste ano. “Fiquei surpreso com a qualidade das peças. Não há mais barreiras entre países da América Latina. O Brasil não é mais o único mercado relevante na região. É o maior em volume, mas não é o mais sofisticado”, completou.
O FOM Latam premia as melhores campanhas em 14 categorias, sem distinção de ouro, prata e bronze. O Brasil tinha 16 finalistas de agências locais e nove concorrentes pan-regionais que incluíam o país, e venceu em duas categorias. A campanha “Retratos da real beleza”, da Ogilvy Brasil, era uma das finalistas como trabalho regional, mas a vencedora com o case foi uma agência de mídia do México, a Initiative, pela execução naquele mercado.
O destaque na premiação foi a campanha “Follow2unfollow”, da Starcom de Porto Rico, agência do Publicis Groupe. A ação, amparada no Twitter, escolheu dois presos para publicar tweets sobre sua experiência na área do crime. Com as publicações, o objetivo é manter jovens fora do universo do crime e, assim, diminuir os índices de criminalidade do país. O perfil tem 2.019 publicações e 13.339 seguidores. Um tweet de 9 de setembro, de um perfil identificado como @confinado, dizia. “Que difícil é ter paciência, mais difícil é estar desesperado. Sou paciente e ajudo o desesperado, a benção é grande”. Outra publicação, postada pelo perfil @confinado2, trazia: “A parte mais difícil de estar atrás das grades é que se perde a parte mais importante do ser humano, a liberdade”.
“Follow2unfollow” venceu em quatro categorias: “Melhor uso criativo de mídia”, “Melhor uso de digital”, “Prêmio de serviço público” e “Melhor campanha mídia social”. A ação foi eleita ainda a Campanha do Ano. O prêmio de Rede do Ano (Network of the Year) ficou com a Initiative, agência de mídia do grupo Interpublic. Sua operação em Porto Rico conquistou dois prêmios com a campanha “Chuito Discovers the Internet” para o cliente Liberty nas categorias “Melhor campanha direcionada” e “Melhor estratégia de comunicação”.