Há um ano sob a liderança da executiva Andrea Hirata, a divisão de mídia da Leo Burnett Tailor Made abriga 70 profissionais, somados os que acabam de se integrar ao grupo. Os perfis dos novos contratados se adequam às necessidades da era digital e da integração de processos de comunicação. Os novos nomes são: Janaína Barreto, para a posição de supervisora de pesquisa; Maílson Dutra, para a supervisão de Business Intelligence; Angelica Gomes, que vai atuar como supervisora de mídia; Grazzieli Sacramento, Lucas Louzada e Renan Lima, que assumem como coordenadores de mídia, integrando as células que atendem às contas do Bradesco e Brasil Kirin; Arthur Cavazini, novo coordenador de mídia digital do Extra; e Sharon Valle, a nova responsável pelo planejamento de mídia. 

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As novas contratações da mídia da LBTM vão poder contar com os investimentos que vêm sendo realizados em compra de pesquisa e inteligência desde o ano passado, um valor de aproximadamente R$ 5 milhões.

“O profissional de mídia sempre ocupou um papel fundamental na construção do nosso mercado, contudo, nesta era midiática e multicanal, principalmente na integração entre os mundos online e offline, o profissional de mídia transforma-se no precursor de novos negócios, numa busca constante por inovação e rentabilidade, tanto para os clientes como para os veículos de comunicação e para a agência. Ele precisa ser muito dinâmico e explorador, além de necessitar de muita energia para se reciclar e aprender o tempo todo. Afinal, estamos contribuindo para o desenvolvimento de um novo jeito de fazer propaganda; de um novo jeito de ser eficiente em envolver as pessoas e conectá-las com as marcas”, observa Andrea.

Na visão da VP de mídia da agência, o profissional deste segmento envolve-se em instâncias que estão além do papel de planejar e comprar mídia. “Em primeiro lugar, é fundamental que o profissional de mídia se aproxime do negócio dos clientes. Quais são os objetivos de marketing? Quais são os objetivos da marca? Quais são os objetivos de vendas? Qual é a contribuição da mídia para a rentabilidade e a sustentabilidade dos negócios dos clientes? Quando olhamos para dentro da agência, o profissional de mídia contribui desde o nascimento das primeiras ideias e participa ativamente em discussões que envolvem o posicionamento e a criatividade, trabalhando sempre em conjunto com todas as áreas da agência na criação de ações e das campanhas integradas. Outro ponto fundamental é atuar tanto no planejamento online como no offline. Deste modo, o profissional de mídia tem ampliado o seu repertório e agregado novos conhecimentos, como desenvolvimento de novos negócios, design thinking, tecnologia, econometria, estatística e criatividade, entre outros”, afirma a executiva.

O uso de dados, na visão de Andrea, não é novo, mas está agregando novos valores. “Como o volume de dados é cada vez maior, os departamentos de mídia tendem a ter especialistas voltados para a integração e análise de dados. Aqui, na Leo Burnett Tailor Made, nós criamos uma área de data science nomeada de Intelligence Center, uma área multidisciplinar que envolve profissionais de mídia, pesquisa, estatística, programação e tecnologia, todos focados em integrar e analisar dados de mídia online e offline, vendas e consumidor, extrair insights, oportunidades e acompanhar e rentabilizar o efeito da comunicação para o negócio dos nossos clientes”, detalha Andrea.

“O pensamento digital não exclui o mundo tradicional, mas busca a integração dos dois mundos. Este pensamento tem o consumidor como foco, suas transformações, seu estilo de vida, seus hábitos, suas necessidades e desejos nesta nova era na qual toda a humanidade já está navegando”, ela acrescenta e finaliza.