Leo Dias é o novo coordenador de conteúdo do Carnaval da Rede TV! (Divulgação)

A Rede TV! oficializou há poucas semanas a contratação do jornalista Leo Dias como editor executivo do TV Fama. Além de receber a missão de repaginar o programa, um dos mais tradicionais da emissora, Dias também está coordenando a transmissão do Carnaval para o canal.

O jornalista pretende distanciar a cobertura da exploração da figura feminina e quer focar em reportagens, interatividade e histórias de celebridades e pessoas comuns, que ganham destaque durante a folia.

“A minha intenção quando aceitei este projeto foi fazer um carnaval diferente de tudo o que já vimos na Rede TV! O foco não vão ser só as celebridades propriamente conhecidas. Nosso foco será a celebridade daquela noite, o carnaval é o momento em que tudo muda de ordem, o pobre vira a estrela do acontecimento e o rico vira o espectador”, afirma.  

Dias diz ainda que a cobertura vai contar histórias interessantes e curiosidades sobre alegorias e fantasias. “Temos livre acesso à concentração dos desfiles e […] não quero ficar apenas em cima dos corpos de mulheres, eu quero evitar isso e essa exposição. É claro que vai ter, mas não vai ser o foco”, defende.

Sob sua batuta, a Rede TV! terá equipes na Sapucaí, Anhembi, nos blocos de rua e ainda no Baile da Arara, reduto “descolado” de Santa Teresa, no Rio de Janeiro. A ideia é levar para essa cobertura nomes como David Brazil, Gretchen, Dani Bolina, Lorena Improta, Quitéria Chagas, Bruna Gonçalves, entre outros.

A cantora Simony será uma espécie de ombudsman da cobertura. Do estúdio, a cantora vai opinar sobre a cobertura e terá o apoio de Thiago Pasqualotto, que comandará a interação via redes sociais.

TV Fama

Toda essa estratégia carnavalesca servirá como piloto para o novo TV Fama. “O Carnaval vai ser um experimento. A gente quer usar estes nomes todos e alguns podem ficar no programa. A ideia é modificar a estrutura, trazer mais opinião, é algo que o público quer ver. O que a gente via antigamente no TV Fama era uma sequência de matérias infinitas e a gente quer criar o Tribunal da Fama, mulheres famosas dando opinião sobre temas interessantes”, diz.

Sobre sua relação com publicidade, Dias se mostra receoso. “Sou jornalista e acho que jornalismo e publicidade são coisas que não devem falar a mesma língua. Já o entretenimento sim, é algo que tem tudo a ver com publicidade”, aponta.

Ainda que goste de manter esse distanciamento, algumas matérias de Dias reverberaram na estratégia de anunciantes, como no caso do Surubão de Noronha de 2019, que teve origem a partir de uma reportagem do jornalista.

“Já aconteceu de eu dar a notícia e as marcas tomarem algum posicionamento. Eu dar alguns assuntos e as marcas tomarem decisões a partir do anúncio daquela pessoa e, também da repercussão do assunto”, pondera.

Além de Dias, a Rede TV! anunciou recentemente a contratação de Homero Salles, como vice-presidente de conteúdo. No novo cargo, Salles tem papel fundamental na valorização do conteúdo e planejamento estratégico da grade de programação, atuando diretamente nos setores de criação e gestão de produções do núcleo de entretenimento e “gerando insights que promovam ainda mais a atuação da emissora no mercado de comunicação”, diz a emissora.