Rafael Pitanguy, VP de criação da Y&R, também participou da série do PROPMARK sobre campanhas premiadas no Cannes Lions que todo leitor deve conhecer.
A primeira é o comercial de Guiness: “Surfer”, premiado em 1999 e criado peal Abbott Mead Vickers BBDO, de Londres. “Acho um filme absolutamente impactante, com uma inovação de edição, linguagem, trilha. Enfim, a direção do Jonathan Glazer é estupenda. O filme sempre é topo da lista em várias seleções de melhores trabalhos na história da publicidade. Na minha seleção, ele também ocupa esse mesmo lugar na lista”.
https://www.youtube.com/embed/rLAvkbFugEI
A segunda é a campanha para o tira manchas Tide. “Stains Don’t Stand a Chance”, criada pela Saatchi & Saatchi de Nova York. “Por ter sido o primeiro ano que fui ao festival, lembro claramente de ficar impressionado com esse Grand Prix de Print. Acho que ele determinou um caminho para a direção de arte e tem um conceito excelente. Sem dúvida, virou um clássico”, afirma. Veja aqui.
“Para encerrar, vou ficar com o Grand Prix de Cyber também do ano de 2007. O viral Dove Evolution concretizou o ousado posicionamento de Dove e abriu espaço para que uma marca antes mais formal e comportada se transforma-se numa das marcas mais emblemáticas do festival”, diz Pitanguy em referência ao case criado pela Ogilvy & Mather de Toronto.
https://youtube.com/watch?v=iYhCn0jf46U