Agência disse ainda que vai tomar as medidas disciplinares necessárias
Mais um case brasileiro, vencedor de Leão no Cannes Lions, está no alvo de uma polêmica. Trata-se do 'Followers store', desenvolvido pela LePub para a New Balance.
Isso porque o videocase teria criado uma pré-venda aos torcedores mais fiéis de uma camisa especial da marca esportiva para o São Paulo, que estaria disponível por meio de uma tecnologia de geolocalização.
Segundo o material apresentado, 45 mil unidades foram vendidas em um único dia. No entanto, Demetrio Vecchioli, jornalista especializado em esportes, elencou incoerências na apresentação do material.
A ação instalou uma espécie de e-commerce ambulante no ônibus que levava o time da Barra Funda, onde está localizado o centro de treinamento, até o estádio do MorumBis. Naquele dia, o time enfrentou o Atlético Goianiense.
Para Vecchioli, não há informações de que, de fato, houve pré-venda no dia da ação, uma vez que a comunicação dava conta apenas de um spoiler do então novo uniforme do tricolor.
Além disso, o público daquela partida foi de 46,5 mil torcedores – sendo assim, os novos uniformes teriam de ser vendidos para praticamente todos os torcedores no Morumbis.
Outro fato levantado por Vecchioli é que a assessoria da New Balance teria apontado que 10 mil torcedores foram impactados por essa ação.
LePub se posicionou
"Com relação ao case 'Followers store', o posicionamento da LePub é: temos zero tolerância para esse tipo de situação e iniciamos uma investigação rápida e rigorosa para tomar as medidas disciplinares necessárias. Na LePub, construímos nossa reputação junto aos clientes com trabalhos reais e impactantes, e estamos comprometidos em manter esses valores no mais alto padrão."
O Cannes Lions confirmou, nesta sexta-feira (27), a retirada do Grand Prix concedido à DM9 na categoria Creative Data pelo case 'Efficient way to pay', criado para a marca Consul.
A decisão foi tomada após a descoberta de que o filme enviado à competição utilizou conteúdo manipulado por inteligência artificial para simular resultados da campanha, violando as regras do festival.
Segundo comunicado oficial, a simulação induziu o júri ao erro, uma vez que o vídeo apresentava como reais eventos e dados que não ocorreram.
Além do Grand Prix, a DM9 optou por retirar ainda dois outros cases: 'Plastic blood', para a OKA Biotech, e 'Gold = Death', para a Urihi Yanomami. Com isso, todos os prêmios atribuídos a essas campanhas também foram anulados.
“Todas as partes reconhecem que o nível de legitimidade não atende ao padrão necessário”, diz a nota.
New Balance
Em nota, a New Balance informou 'que todos os materiais relativos à inscrição foram feitos pela Le Pub, sem ciência ou aprovação da marca. Não validamos o material levado ao evento'.
"Com relação à ação, ela não foi realizada com o objetivo de vendas, mas sim de apresentar a camisa", diz a nota.