A cada evento que participo, a cada conteúdo inovador que acesso, me deparo com novos termos, que desconheço ou pouco sei. Principalmente quando os apresentadores ou autores são iniciados do universo digital.
E aí bate aquela sensação angustiante de estar perdendo o bonde (bonde?! Que coisa antiga…) da história do marketing e da propaganda.
Aí eu vou atrás desse conhecimento, ainda que superficial, e – ufa! – me sinto menos jurássico. Mas só até o próximo evento ou o próximo texto mais inovador. E aí vem o FOMO (medo de estar perdendo algo) outra vez.
Não sei se é só com o tiozão aqui, já bem rodado nesse mercado, ou se isso ocorre também com você, mais jovem. Antigamente, os novos termos do marketing, todos em inglês, eram esporádicos, apareciam a cada seis meses ou um ano e a gente conseguia acompanhar.
Quando disparávamos, de nariz em pé, a nossa sopa de letrinhas (lettering soup, já que era tudo em inglês) em rodinhas de outsiders, nos sentíamos os reis da cocada preta (sei lá de onde vem essa expressão…). Eu sei e você não sabe, incauto! Agora, sou eu que tenho de fazer cara de inteligente quando esses millennials barbudinhos desandam a derramar as suas sopas de letrinhas com a maior naturalidade.
Ah, você está rindo desse tiozão aqui? Então vamos fazer um rápido teste. Você sabe o significado destes termos: Below the Fold (BTF)/Above the Fold (ATF), Ad Exchange, Ad Impression, Ad Request, Ad Tag, Ad Targeting, API, Bounce Rate, Codec, CPA, CPC, CSS, CTR, DMP, DSP, Frequency Capping, ToFu, MoFu, BoFu, House Ads e iFrame.
Continua rindo, bonitão/bonitona? Então, vamos para mais uma relaçãozinha: In-Banner Video Ads, In-Page Video Ads, In-Stream Video Ads, Interstitial, In-Text Video Ad, Latency, Linear Video Ads, Non-linear Video Ads, Meta Description, Metadados (Opa! Um raro termo em português). Ainda não cansou?
Então vá lá: Pré-Roll, Midroll, Pós-Roll, Pós-Troll, Mouseover, Hot Spot, MPEG, Native Advertising, Off-Site Measurement, Open Auction, Real Time Bidding – RTB, Opt-in, Opt-out, Overlay, Page Rank, Pageviews, Pass Back. Calma, a minha lista está quase acabando.
Continue o teste pra valer, Personally Identifiable Information (PII), Price Floor, Private Marketplace (PMP), Programmatic, Open marketplace, Publisher Ad Tag, Rate Card, Reach, Referral Link/Referral url, Remarketing, Retargeting, Responsive Design, Rich Media, Roadblock, RON (Run-of-Network), ROS ( Run of Site), RSS, RTB (Real Time Bidding), SafeFrame, iframe, SSP (Supply Side Platform/Sell Side Platform), SEM, SEO, Widgets, Third-Party Ad Server, Ttracking, Time Spent, VAST, Video Completion, VPAID, Web Analytics e Yield Management.
Ufa! Se você chegou até aqui é porque você realmente estava interessado nessa sopa de letrinhas. E aí? Se você sabe o significado de, pelo menos, metade desses termos, parabéns, você está bem nutrido para a dura batalha da atualização constante.
Se você, assim como eu, está familiarizado com um terço dessa lista, ainda há tempo de recuperação, mas corra, porque outros termos estão surgindo neste exato momento.
Agora, se você não conseguiu digerir uma mínima parte dessa sopa, cuidado, você está subnutrido e precisa de um regime de emergência: corra lá no site do IAB e baixe o Glossário de Marketing Digital e cole nos tais millennials barbudinhos.
Eles não têm muita paciência com quem nasceu antes da década de 1990, mas, com jeitinho, você consegue umas demonstrações de significados e aplicações desses novos termos. E a dica final – e séria – é: seja um “rato” desses seminários e eventos relacionados ao Modern Marketing, ao universo digital.
Manter-se minimamente atualizado exige um esforço especial de todos nós. A velocidade das mudanças é incômoda, mas você não pode ficar para trás. Mesmo que tenha de engolir, a contragosto, sirva-se dessa sopa de letrinhas todos os dias e fique forte para competir.