Uma versão mais elegante e com mais estilo do ex-campeão de boxe Adilson Maguila Rodrigues marca a campanha de comemoração do primeiro ano da revista GQ, criada pela Lew’LaraTBWA. O trabalho para a publicação da Editora Globo-Condé Nast busca posicionar a publicação como “a bíblia de estilo do moderno homem brasileiro”, traduzida em seu slogan: “o homem com estilo vive melhor”.

Os dois primeiros filmes – de uma série de seis –, que foram ao ar nesse final de semana, são abertos com imagens do lutador, que fala coisas como “eu usava meia branca com sapato social, eu chamava as mulheres de princesa na noite, até já fiz a piada ‘é pavê ou pacomê’. Antes eu não tinha estilo, agora eu sou ex-Maguila”. Na sequência, mostram um ator interpretando o ex-Maguila, em situações que vão desde ele mostrando sua pronúncia correta até ensinando como se escolhe um vinho.

Segundo Marcio Oliveira, vice-presidente de operações da Lew’Lara, a campanha é como se fosse o relançamento da revista. “A publicação tem um público qualificado, que entende os anúncios como parte do conteúdo da edição. Portanto, não tem problemas comerciais. O problema é de posicionamento. Fizemos grupos de pesquisa que mostraram que os leitores não entendiam qual o fim da GQ e o motivo para comprá-la. Foi assim que surgiu a ideia de posicioná-la como um manual de estilo”, afirma. Para o publicitário, com a GQ o leitor se informa e fica pronto para se vestir, se comportar socialmente, fazer compras, tomar um vinho. Sempre aliando conhecimento á inteligência.

Vp de criação da agência, Manir Fadel conta que a escolha do Maguila para a campanha é justamente fazer o contraponto, usando uma figura que mesmo passando um certo jeito “tosco”, ou até cafona, é carismática e querida. “Os leitores da GQ estão na faixa dos 35, 40 anos, e viveram o auge do Maguila, têm identificação com ele. E os filmes também sempre trazem algo divertido no cenário, para combinar o estiloso com o divertido”. Assista na TV propmark a um dos comerciais da campanha.