A proposta de marketing que a Lew’LaraTBWA criou para a Associação Beneficente Santa Fé aconteceu no último sábado (21), na Pinacoteca em São Paulo, durante o último fim de semana de exposição do hiper realista, Ron Mueck.
Na rua, um menino abandonado e vítima de maus tratos está sentado em cima de um cartaz com a seguinte frase “Se fosse uma escultura exposta em um museu, você veria?”. A ideia da agência foi criar uma ação em que ressaltasse a importância de olhar para crianças de verdade, que merecem a mesma atenção do que as reproduzidas na exposição. A atração na Pinacoteca reuniu mais de quatro mil visitantes por dia com filas de mais de quatro horas.
Um menino de rua sentou em cima do cartaz colocado no chão, na mesma posição de uma da escultura “Boy”, de Mueck, de 1999. O cartaz destaca o questionamento “Quando você vai querer ver gente de verdade?”. Abaixo do logo, a assinatura: “Para doar: www.santafe.org.br.
“As obras de Mueck destacam a observação meticulosa do artista para com as crianças e outras figuras humanas. Mas, na realidade, a observação da população às crianças abandonadas nas ruas, quando ocorre, não tem a mesma delicadeza e cuidado”, ressalta Márcia Ventura Dias, diretora presidente da Associação.
“Muitas pessoas preferem desviar o olhar dessas crianças a tomar alguma atitude para mudar essa realidade. A ação criada para a Santa Fé mostra que ignorar o problema não ajudará esses meninos e meninas, que precisam de um ambiente seguro e adequado para o seu desenvolvimento”, explica Manir Fadel, presidente de criação da Lew’LaraTBWA.
De acordo com os primeiros dados da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH) e do Instituto de Desenvolvimento Sustentável (Idesp), 23.973 crianças e adolescentes trabalham ou dormem nas ruas de 75 cidades brasileiras. Estima-se que 63% estão nessas condições por conta de brigas domésticas.