Os sócios da agência, Jaques Lewkowicz e Luiz Lara, em noite de autógrafos, em São Paulo

Um casamento que envolveu sintonia, vontade, talentos, criatividade e muitas histórias. É dessa forma que pode ser resumida a história da Lew’LaraTBWA, que completa 20 anos de operações no mercado publicitário. Esta união, que gerou muitos cases e “causos” e lançou tendências e profissionais criativos num mercado cada vez mais valorizado e premiado internacionalmente, é contada pelo escritor Marcelo Candido de Melo, com curadoria de Jaques Lewkowicz, no livro “Não vai mudar nada na sua vida, mas é para melhor”, publicado pela editora Livros de Safra. A obra foi lançada nesta segunda-feira (17), na Livraria da Vila do Shopping Iguatemi JK.

De acordo com o chairman da agência, Luiz Lara, o livro, inicialmente, seria baseado em uma publicação de Jean-Marie Dru, chairman do Grupo TBWA/Worldwide e criador da metodologia internacional Disruption. Entretanto, segundo o autor Marcelo Candido de Melo, o direcionamento foi mudando ao longo da produção da obra.

Durante dois anos, o autor realizou entrevistas com quase 60 pessoas entre familiares e amigos do universo social e do trabalho. Nem todos os entrevistados indicados participaram do projeto, devido à indisponibilidade de agendas, e alguns ex-funcionários também não puderam ser localizados. Apesar das dificuldades, Melo tentou captar a essência da Lew’LaraTBWA.

“Não vai mudar nada na sua vida, mas é para melhor”, título inspirado em um bordão não utilizado pelo creative chairman da agência, Jaques Lewkowicz, tem 330 páginas divididas em dez capítulos, que contam desde a vida pessoal de Lew e Lara, as pessoas que passaram pela agência, o envolvimento da TBWA, os erros e acertos do trabalho e, por último, 20 cases e causos de clientes da agência.

“O livro começa contando a história do Lew, depois do Lara e segue para a Lew’Lara e, por fim, a Lew’LaraTBWA”, conta Jaques.

Já Luiz Lara definiu o livro como uma celebração dos 20 anos de atuação da agência, “que se consolidou como uma das principais agências de publicidade do Brasil”. “Procuramos homenagear todos os funcionários que fizeram e fazem a diferença na história da agência”, revela.

Diferente do teor da maioria das publicações comemorativas de empresas, a obra descreve, de forma divertida, os altos e baixos do dia a dia de uma agência de publicidade e seus detalhes curiosos. De acordo com o escritor, esses relatos foram importantes para que o foco fosse o ativo mais importante de uma agência: as pessoas.

“Os sucessos e as situações difíceis, como as oscilações no ranking das maiores agências, a saída de clientes, reprovações e reformulações de campanhas, entre outras, foram fases que nunca abalaram o clima da Lew’LaraTBWA, marcado pelo bom humor, descontração, otimismo e superação”, conta Melo.

Jaques Lewkowicz enfatiza que o livro vai muito mais além da publicidade.  “Consultores de clima organizacional e estudantes de comunicação terão histórias saborosas que poderão ensinar muito. É para curiosos em geral, para quem gosta de pessoas e entende que a propaganda no Brasil transcende os anúncios”, completa o executivo