A Lew’Lara\TBWA transformou cartas para o Papai Noel em áudios narrados por pessoas com deficiência visual. Criada para a Fundação Dorina Nowill para Cegos, ação “Adote um áudio de Natal” narra 15 histórias no Instagram da fundação, permitindo que os desejos de pessoas cegas ou com baixa visão sejam atendidos. Os interessados devem acessar a rede social e comentar o post com o áudio que deseja adotar.
“Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) o Brasil tem aproximadamente 6,5 milhões de pessoas cegas ou com deficiência visual. É para incluir esse público que a ação foi pensada. A iniciativa trata de traduzir as cartas para áudio, possibilitando que as próprias pessoas com deficiência visual contem suas histórias”, confira Alexandre Munck, superintendente da Fundação Dorina Nowill, que realiza cerca de 38 mil atendimentos por ano gratuitamente.
Com a ajuda da agência Live Content, especialista em gestão de redes sociais, a campanha chega como um alento no ano marcado pela pandemia da Covid-19. “É muito gratificante terminar um ano tão denso e pesado como 2020 realizando os sonhos dos outros. Nem toda pessoa com deficiência visual sabe ler e escrever. Por isso, transformamos a boa e velha cartinha de Natal em áudio. “Adote um áudio de Natal” além de fofo é seguro em época de pandemia”, conclui Marilu Rodrigues, diretora de criação da Lew’Lara\TBWA.