Em comunicado no último domingo (4), a LG anunciou que não vai mais fabricar smartphones. “Depois de avaliar todas as possibilidades para o futuro do nosso negócio de celulares, o Headquarter Global decidiu por fechar esta divisão a fim de fortalecer sua competitividade futura por meio de seleção e foco estratégico”, diz a nota.

No texto, a gigante coreana revela prejuízo bilionário neste segmento de mercado. A LG explica que desde o segundo semestre de 2015, seu negócio global de celulares tem sofrido uma perda operacional por 23 trimestres consecutivos, resultando em um prejuízo de aproximadamente 4,1 bilhões de dólares (US) até o final de 2020. 

Segundo a empresa, o processo de encerramento e obrigações jurídicas serão tratadas de forma transparente e aberta. “É com tristeza que compartilhamos esta notícia com os nossos clientes e parceiros que ao longo de todos estes anos nos demonstraram confiança e nos deram apoio. A LG Electronics do Brasil agradece vocês e irá se concentrar fortemente em seus negócios de modo a continuar a fornecer produtos e serviços inovadores que tornarão a vida melhor.”

A companhia atua em diversas outras frentes, como áudio e vídeo, e no Brasil tem destaque na venda de TVs. Por enquanto não há mudanças nessas áreas.

Em decisão, companhia explica prejuízo acumulado desde 2015 (Reprodução LG)