FPR, óculos, tecnologia passiva e ativa. A sigla é para o termo “Film Patterned Retarder” e os outros termos estão ligados às formas como é possível assistir ao conteúdo em 3D nos aparelhos de televisão. A LG está com a proposta de revolucionar a experiência em três dimensões com o lançamento da linha TV Cinema 3D, que está sendo feito hoje em Los Angeles durante a abertura do Hollywood Brazilian Film Festival. A marca é a patrocinadora do festival e investe nessa associação de marketing cultural dentro da estratégia do lançamento da nova linha.
A TV Cinema 3D é a primeira linha de televisores do mundo com a tecnologia 3D passiva. Basicamente, isso significa que a experiência em três dimensões é proporcionada pelo aparelho e não pelos óculos, os chamados “shutter glasses”, que caracterizam a tecnologia 3D ativa. Ainda há a necessidade do uso de óculos com os novos televisores da LG, mas eles são semelhantes aos usados no cinema, mais leves, sem bateria e mais baratos do que os da tecnologia ativa. Com a tecnologia FPR – um filtro na tela do televisor – as imagens tridimensionais também ficam livres de instabilidades e o ângulo de visão fica mais amplo. Os óculos não precisam ser sincronizados.
A linha TV Cinema 3D já foi lançada, há cerca de dois meses, na Europa e nos Estados Unidos, provocando uma significativa mudança no panorama das vendas de TV. “Todo mundo só quer comprar a TV cinema”, resume Humberto De Biase, diretor de marketing da LG. A novidade começa a ser vendida no Brasil em julho, como o principal lançamento da marca coreana no país neste ano e é considerada pelos executivos da LG, um “divisor de águas” no mercado de televisores. A LG é líder do segmento com 28,5% de share e quer ter “mais da metade” do mercado de televisores 3D neste ano. Os aparelhos 3D, segundo executivos da LG, respondem por cerca de 5% do total do mercado de aparelhos FPD (Flat Panel Displays), que incluem LED, LCD e plasma. A LG estima que em 2011 serão vendidos um total de 9,8 milhões de aparelhos FPD no Brasil, cerca de 50% a mais do que em 2010.
A TV Cinema 3D também possui conversor de imagens 2D para 3D e recursos de interatividade que permitem acesso a conteúdo de portais e revistas e a locadoras virtuais.
A linha será comercializada com monitores de quatro tamanhos: 32, 42, 47 e 55 polegadas. O preço para os modelos de 42 e 55 polegadas ainda não foi definidio. O sugerido para o de 42 polegadas será de R$ 4.199,00 e para o de 47, de R$ 5.299,00. Os televisores serão acompanhados de quatro óculos. Óculos avulsos serão vendidos a um custo em torno de R$ 50,00 enquanto os shutter glasses da tecnologia ativa custam, em média, R$ 250,00.
Haverá campanha de TV, cinema e mídia impressa com veiculação a partir de julho. Para o início de 2012, a LG prevê veiculação de comerciais captados em 3D.
Por Marcello Queiroz – de Los Angeles