O ceo da TAM, Líbano Barroso, abriu a série de palestras do 2º Fórum de Marketing do Guarujá com a apresentação “Passageiros de uma nova era”. Em seu speech, o executivo mostrou como a empresa, antes conhecida como a “companhia aérea dos executivos”, conseguiu conquistar essa nova classe de consumidores, sem deixar que isso prejudicasse o seu relacionamento com o público de classe mais alta. “Notamos que tínhamos que aprender a se comunicar com esse pessoal. E que mais importante do que o preço – que obviamente, também é vital para trazer a classe C -, é estudar o comportamento desse público”, disse, explicando que esses consumidores não estão entre aqueles que compram a passagem no balcão, de última hora. “Demos a possibilidade dele planejar a viagem. E começamos, gradualmente, a oferecer vários tipos de vantagens, como vôos mais baratos na madrugada ou compras bem antecipadas”.
Mais recentemente, a TAM também começou a oferecer pacotes que não esbarrassem nos horários preferidos dos executivos, seja em suas viagens de negócios, ou nos finais de semana, com sua família. “Começamos a oferecer tarifas a custos muito baixo, onde a pessoa nâo poderia viajar sexta à noite ou retornar na segunda pela manhã, e que teria que ficar pelo menos dois dias no destino”, afirmou Barroso.
O executivo ressaltou ainda que a Y&R, agência que cuida da comunicação da empresa, entendeu bem essa demanda, e foi um dos pilares decisivos para que a TAM, que desde 2003 detém a lidernça no mercado doméstico e em 2005 conquistou também nos vôos internacionais, crescesse dentro dessa classe. “Campanhas como a com Ivete Sangalo, que gerou mais de 80 filmes, ajudaram nessa conquista. A Ivete consegue falar com todos os públicos, independente de idade ou classe social”.
por Daniel Milani Dotoli