Maior concentração de antenas está na região da Avenida Paulista e no Itaim Bibi; bairros da Aclimação, da Mooca e do Brás terão cobertura menor no início do processo

Começa a ser ativado, nesta quinta-feira (4), o sinal do 5G na cidade de São Paulo, como havia informado a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) na última terça (2). A faixa 3,5 GHz é por onde vão trafegar os dados, pois consegue comportar o que chamam de '5G mais puro'.

Ainda de acordo com a entidade, o sinal deverá cobrir 25% da área urbana da capital paulista. A maior concentração de antenas está no Centro Histórico, na região da Avenida Paulista e no Itaim Bibi. Já os bairros da Aclimação, da Mooca e do Brás, por exemplo, terão cobertura menor no início do processo.

Até o momento, a Anatel informou que o número de pedidos de licenciamento de estações para a ativação do 5G standalone representa cerca de 30% do total de estações atualmente ativas (4.592), o que permitiu ao Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz estimar a cobertura em 25% da área urbana de São Paulo, uma vez que a propagação na faixa do 3,5 GHz é menor.

A decisão de aprovar a antecipação da liberação do uso da faixa de radiofrequências de 3.300 MHz a 3.700 MHz foi tomada na última terça-feira (2), durante a reunião do Gaispi.

Foram instalados equipamentos para evitar interferências em 226 estações do Serviço Fixo por Satélite (FSS) e realizados testes para confirmar a operação livre de interferências.

(Crédito da foto: Jeremy Bezanger on Unsplash)