O conteúdo estreia no dia 15 de fevereiro nas redes sociais da influenciadora e da marca

A médica ginecologista, obstetra e influenciadora digital Marcela Mc Gowan, com o apoio da Libresse, vai lançar um websérie de 5 episódios para falar sobre os tabus da menstruação, chamada #menstruaçãoreal.

O projeto vai ao ar a partir de 15 de fevereiro e será publicado toda terça-feira nas redes sociais da influenciadora e da marca.

“A mediação da websérie foi incrível para me fazer ouvir outras experiências, entender a importância de falar do tema sem tabus, mostrar que as pessoas que menstruam não precisam esconder isso, ou se sentirem com medo ou inseguras. Também foi incrível entender a realidade de gêneros e menstruação, tanto para homens trans e pessoas não-binárias que menstruam, quanto para os homens que têm parceiras e filhas que menstruam e como essa realidade é distinta em cada caso. Há muita falta informação, em todos os contextos”, afirmou Marcela.

A websérie vai explorar temas que vão desde o impacto da primeira menstruação, corpos que menstruam, a menstruação vista pelo ponto de vista masculino e feminino dentro de um casal heteronormativo, as diferenças entre quem ama e quem odeia menstruar, a menstruação entre mulheres de contextos e gerações diferentes e a primeira menstruação sob a ótica de um pai cuja filha ainda vai menstruar.

“Não é possível haver desinformação sobre algo que é natural e acontece durante a vida de todas as pessoas que menstruam, em pleno século 21. Não é feio menstruar e nem precisa ser escondido. Temos o compromisso de derrubar todos os preconceitos em torno do tema, e as redes sociais, pelo potencial multiplicador que representam, são o canal perfeito para isso”, afirmou a coordenadora de Marketing da Libresse, Priscila Ramos.

Marcela vai trazer a sua própria experiência com a primeira menstruação, para lembrar como o assunto ainda é uma zona cinzenta, cercada de vergonha. “Eu tinha por volta de 13 anos quando fiquei menstruada. Tinha zero conhecimento sobre o assunto. Fiquei com muita vergonha, contei só para minha mãe, porque quando vi na calcinha, fiquei com medo de ter me machucado e implorei para ela não contar para ninguém. Fazia muitos malabarismos para ninguém descobrir que eu já menstruava, levava absorventes escondidos, cheguei a colar 5, um em cima do outro, tudo para não expor”, contou ela.