A Fiat e o executivo Paulo Koelle, da Procter & Gamble, foram os Destaques das duas principais áreas do 2º Prêmio Lide de Marketing Empresarial, organizado pelo Grupo de Líderes Empresariais e com curadoria do jornalista Adonis Alonso. O evento ocorreu na noite desta sexta-feira (12), abertura do 2º Fórum de Marketing do Guarujá – que acontece até domingo (14) no Hotel Sofitel Jequitimar, com promoção o Grupo Doria e da Editora Referência.
A Fiat foi Destaque na categoria Empresa do Ano, devido ao lançamento do Novo Uno, eleito Carro do Ano com a campanha “Novo Uno, novo tudo”. Ela concorreu ao título de Destaque com outras duas empresas, que também foram premiadas – a Ambev, pelo lançamento de produtos, investimento na seleção e patrocínio mundial da Copa do Mundo; e o Grupo Pão de Açúcar, pela liderança do setor, aquisição da rede Ponto Frio e sociedade com Casas Bahia.
Já Koelle, que de 2006 até junho desse ano comandou o marketing da P&G aqui no Brasil – hoje o executivo é o diretor de marketing na área de cuidados masculinos da companhia para a Ásia e Oceania, e está baseado em Cingapura –, recebeu o Destaque na categoria Dirigente de Marketing, devido às várias promoções que envolvem o público por meio de SMS e compra de produtos, e que gerou o Avião do Faustão. Os outros dois indicados e, assim como na outra área, também premiados, foram Fernando Egydio Martins, vice-presidente de marketing do Santander, pela unificação dos bancos Santander e Real e pelo conceito da campanha “Juntos”; e Carlos Martins Wizard, presidente do Grupo Multi, pela consolidação na liderança do mercado de escola de idiomas e de cursos profissionalizantes, e a compra de concorrentes, como o Yazigi.
No total, foram 36 prêmios distribuídos em 12 categorias distintas, criadas de forma a atingir todas as áreas do marketing possíveis As únicas áreas que apontaram um Destaque foram justamente Empresa do Ano e Dirigente de Marketing do Ano.
As áreas segmentadas não tiverem distinção entre os premiados, que foram os seguintes:
Marketing Institucional – Nestlé (90 anos de Brasil), TIM (campanhas Blue Man Group) e Itautec (parceria com o Instituo Ayrton Senna).
Marketing de Produto – Devassa Schincariol (lançamento com Paris Hilton), Pepsico Bebidas (estratégia Pode ser…) e Açúcar União Light (case Duvide, lançado no Facebook).
Marketing de Varejo – TAM (campanha para as classes emergentes), Renner (conceito Cada um tem seu estilo, a Renner tem todos e merchandising em telenovelas) e C&C (crescimento em vendas e reposicionamento).
Marketing Digital – NetShoes (pela sua performance no comércio eletrônico do País), Telefonica (envolvimento da companhia em grandes eventos e ações) e Peixe Urbano (pioneirismo no setor de site coletivo de vendas).
Marketing Promocional – Itaucard (campanha O Itaú paga metade), TV Bandeirantes (iniciativa de trazer para o Brasil a F-Indy e o concurso Miss Universo) e Ruffles (campanha Faça-me o Sabor).
Marketing de Inovação – LG (pelas inovações da empresa, especialmente na área de celulares), Ford (lançamento do primeiro carro híbrido – gasolina e eletricidade – do Brasil, a versão do Fusion fabricada no México) e Nextel (campanha Depoimentos).
Marketing de Relacionamento – Cielo (lançamento da nova máquina de cartões para todas as bandeiras), General Motoros (trabalhos inovadores nas concessionárias) e Volkswagen (case Peças Originais).
Marketing Esportivo – Bombril (programa Mulheres que brilham), Unilever (recuperação do time de vôlei) e Lide (organização do 1º Fórum Nacional do Esporte).
Marketing de Responsabilidade Social – Instituto Coca-Cola (criação de Centros Comunitários de Inclusão Digital, Restaurantes Comunitários, Programa Valorização do Jovem e Estação de Reciclagem), OMO (programa Toda criança tem o direito de ser criança, dentro do conceito Porque se sujar faz bem) e Porto Seguro (projeto Trânsito Mais Gentil).
Marketing de Sustentabilidade – HSBC (programas como Climate Partnership, de conservação ambiental), Natura (projeto Natura Nós) e Sabesp (projeto Água de Reuso).
por Daniel Milani Dotoli