Os aplicativos de mensagens já detinham uma grande relevância no dia a dia das pessoas, mas com o afastamento social recomendado como medida para conter a pandemia da Covid-19, recursos como o WhatsApp se tornaram ainda mais essenciais. As plataformas agora têm o papel de fazer conexões mais pessoais e privadas entre os usuários. Essa é a visão de Taciana Lopes, líder de consumer marketing do Facebook Brasil, responsável pelas ações do WhatsApp no país. Na entrevista a seguir, a executiva falou sobre os investimentos da companhia no combate às fake news, segurança e privacidade, além das campanhas de marketing lideradas pela agência AlmapBBDO.

Taciana Lopes fala sobre os esforços da plataforma em combater golpes, como roubo de contas, e disseminação de fake news
Taciana Lopes: “São muito recentes os nossos investimentos e iniciativas no Brasil”

Pandemia
Fizemos dois grandes esforços globais com repercussão no Brasil. Entre eles, a doação de US$ 100 milhões para empresas de verificação de fatos, isso inclui empresas brasileiras. E também, em parceria com organizações como a OMS, e no Brasil, com o Ministério da Saúde, iniciativas para tornar o WhatsApp uma das fontes oficiais de informações verídicas. Lançamos, por exemplo, um bot com o Ministério da Saúde em que as pessoas podem mandar mensagens e dúvidas sobre contágio, prevenção e sintomas, enfim, há um menu grande de informações.

Reflexos
Essas iniciativas globalmente, em duas semanas, geraram mais de 100 milhões de mensagens enviadas para esses canais oficiais. Nosso objetivo é que o WhatsApp sirva para conectar as pessoas a fontes de informação fidedignas. A gente conecta fontes certas, como ministérios, órgãos oficiais e agências de verificação, para nos tornarmos um importante canal de informações com credibilidade.

Desinformação
Essa é uma corrente de trabalho importante. A gente tem feito diversas campanhas educacionais, além de esforços dentro do próprio aplicativo. No ano passado, mudamos o número máximo de encaminhamentos de mensagens. Antes era possível enviar para até 20 contatos ao mesmo tempo. Agora limitamos para no máximo 5 para diminuir a velocidade com que essa desinformação se espalha. Começamos também a sinalizar as mensagens altamente encaminhadas. Se uma mesma mensagem já foi passada para frente mais do que cinco vezes ela vai ganhar uma seta dupla dentro do app para a pessoa tomar cuidado sobre a veracidade daquela informação. Lançamos ainda a possibilidade de o usuário aceitar ou não a sua inclusão em um grupo, deixamos essa possibilidade de maneira não automática. A gente sabe que muitas dessas informações falsas são encaminhadas via grupo.

Golpes
Infelizmente, pessoas mal-intencionadas tentando roubar as contas dos usuários já vem acontecendo desde o ano passado no Brasil. Há toda uma engenharia social para isso. A gente já vinha pensando em como reforçar de forma educacional quais cuidados as pessoas devem tomar para preservar suas contas. Com essa nova realidade de isolamento social, isso adquiriu uma relevância maior. Estamos vivendo isso na pele. O WhatsApp é o que nos une com o mundo externo, é o que nos conecta de dentro de casa com familiares e amigos. Lançamos uma campanha agora no Brasil com objetivo de as pessoas garantirem a segurança da sua conta.

Educação
São duas linhas de comunicação, a primeira delas são dicas de como manter sua conta segura. Orientamos a nunca compartilhar seu código de ativação com nenhum pretexto, e a segunda é ativar a autenticação em 2 fatores. Com isso, esse problema praticamente deixa de existir, porque a outra pessoa não consegue ter acesso a sua conta sem a senha que você determinou. A segunda linha de comunicação é parte de reparação. Se isso já aconteceu com você, a gente quer dar o caminho das pedras de como as pessoas recuperam sua conta em simples passos.

Ineditismo
São muito recentes os nossos investimentos e iniciativas no Brasil. Em fevereiro deste ano, a gente lançou não apenas a primeira campanha de marca no Brasil, mas também a primeira do mundo. Foi uma responsabilidade e, ao mesmo tempo, o reconhecimento de como o Brasil é importante para o WhatsApp globalmente. O filme foi o lançamento da plataforma global, que trará o mote Fica só entre vocês em outros países, mostrando o aspecto de uma comunicação mais íntima, devido à privacidade que o app oferece.