Na última quarta-feira, 18, o Lide – Grupo de Líderes Empresariais promoveu o Lide Next Liderança+Inovação. O evento foi realizado no hotel Palácio Tangará, em São Paulo, e teve como tema central “Inovação e liderança na construção do futuro”. A programação foi composta por três painéis, que contaram com a participação de líderes corporativos.
O primeiro encontro abordou o tópico “Negócios versus Plataformas” e foi moderado por Leonardo Framil, presidente do Lide Tecnologia, e Luiz Fernando Furlan, chairman do Lide. O debate contou com Sidney Klajner, presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein; Jorge Nóbrega, presidente executivo do Grupo Globo; e Paulo Caffareli, CEO da Cielo.
“Temos uma geração totalmente acostumada a lidar com a tecnologia e outra que precisa se adaptar a essa nova realidade. Com isso, é ainda mais necessário termos como objetivo a experiência do cliente”, disse Caffareli. Klajner ressaltou a importância de se realizar a manutenção da cultura organizacional da empresa antes de se fazer a transformação digital. Nóbrega, completou enfatizando que “as novas empresas surgem têm base em dados, e as atuais precisam se adequar a essa realidade para ter novas formas de obter receita”.
Já o segundo painel recebeu Carlos Safini, vice-presidente de tecnologia e transformação da Kroton, e Pedro de Godoy Bueno, presidente da DASA, que falaram sobre “cultura interna frente à inovação”. Ambos os executivos exemplificaram o tema com ações promovidas por suas equipes.
Segundo Safini, a Kroton vem concedendo plataformas acessíveis para chegar a alunos de todas as partes do país. Por sua vez, Bueno falou sobre como aliar tecnologia à área de saúde e diagnósticos. “Identificamos, por exemplo, milhares de pacientes que já estavam pré-diabéticos e provavelmente não têm conhecimento dessa condição. A ideia é que os resultados desses exames cheguem diretamente ao médico responsável, tornando possível reduzir os riscos de agravamentos de quadro”, explicou.
Por fim, em apresentação de Paul Daugherty, CTO da Accenture Global, moderada por Roger Ingold, presidente do Lide Tecnologia, foram levantadas questões a respeito de quanto a Inteligência Artificial acelerou o desenvolvimento de outras tecnologias e aplicações e as perspectivas para seu impacto nos negócios nos próximos anos.
“Muito se fala que a IA vai tirar empregos, mas em toda revolução pelas quais a humanidade passou, o número de empregos criados foi duas vezes maior do que os extintos. Temos desafios pela frente, como a qualidade e o aprendizado da tecnologia, a veracidade desses dados e a falta de limites para inovação”, pontuou Daugherty.
O conteúdo completo do Lide Next Liderança+Inovação pode ser assistido na integra na página do Lide no Facebook.