Um estudo realizado pela Salesforce, chamado “State of Marketing”, afirma que 49% dos líderes de marketing no Brasil usam inteligência artificial amplamente, e 35% têm planos de começar a utilizar em até dois anos. Além disso, 67% desses líderes afirmam que usar IA é muito importante para ajudar as suas empresas a criar marketing individualizado através de cada canal em que o consumidor irá interagir com a empresa ou marca.
O objetivo do estudo é entender o atual cenário e como os departamentos de marketing das empresas estão investindo e quais os desafios enfrentados. Também está em análise a forma como esses profissionais estão usando a tecnologia, principalmente a inteligência artificial, para aumentar a barra de eficiência e personalização das estratégias e serviços. Ao todo, foram entrevistados 3.500 líderes, em abril de 2017, do Brasil, Canadá, Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Japão, Austrália e Nova Zelândia.
Segundo o estudo, é comum que os profissionais de marketing atuais busquem além do marketing tradicional para entender e influenciar as interações entre os clientes e as empresas. No entanto, eles não estão mais apenas se concentrando na experiência do cliente, os líderes agora estão realmente lutando por isso. Ela se mostra fundamental, levando em consideração como conquistar novos clientes e como mantê-lo satisfeitos. 68% dos líderes de marketing pesquisados dizem que suas empresas estão cada vez mais competitivas.
Entre os gargalos que os profissionais brasileiros possuem para executar uma estratégia de IA, por exemplo, estão: restrições orçamentárias, preocupações com a privacidade dos clientes e estratégia indefinida para IA.
O cliente conectado apresenta diversos desafios para quem coordena as estratégias de marketing. Por isso, 81% dos líderes dizem que estão alinhando os papéis para uma nova estratégia de jornada do cliente. A pesquisa também aponta que 73% dos profissionais estão muito ou extremamente satisfeitos com as colaborações de outros departamentos. Para 75%, o nível de satisfação é alto também em relação a capacidade de engajar clientes por meio dos canais de comunicação.
O marketing one to one, ou seja, o contato direto e individual entre a empresa e o cliente, exige ferramentas e tecnologias essenciais para que funcione de forma efetiva. Entre os entrevistados brasileiros, 77% afirmam que seu atual pacote de tecnologias é extremamente ou muito eficaz para fornecer uma visão mais coesa dos dados dos clientes. Para 75% dos líderes de marketing, os recursos disponíveis são satisfatórios para aumentar a produtividade e a colaboração entre o negócio.