Nos últimos meses, a David anunciou importantes mudanças em sua estrutura global. Em junho, Pancho Cassis passou a integrar a agência como sócio e CCO (chief creative officer). Já em agosto, Sylvia Panico assumiu o posto de COO (chief operating officer), que vai desempenhar juntamente às funções de managing director do escritório de São Paulo, onde está desde 2015.
Paralelamente, a rede vem trabalhando em sua expansão de negócios. Com equipes consolidadas na capital paulista, em Buenos Aires (Argentina) e Miami (EUA), a agência inaugurou recentemente sua primeira unidade europeia, baseada em Madri (Espanha). Com tantas novidades, a liderança da David pretende agora criar um ambiente integrado entre todos os seus escritórios.
Para Pancho, essa união vem ocorrendo de maneira natural, por conta de sua atuação entre os quatro países. “Nossa ideia é atuar sem egos, com competência e trabalho em equipe. Estamos desenvolvendo muitas ações das quais participam profissionais de diversas unidades, e o que queremos é que cada coisa que saia de qualquer David seja muito popular, muito engraçado. Temos de criar uma marca para que os clientes percebam o valor agregado ao trabalho que desenvolvemos”, comenta.
Com cases expressivos idealizados para o Burger King, a rede ressalta ainda a busca por fazer bons negócios para todas as marcas com as quais atua ao redor do mundo. Dentre elas, estão Coca-Cola, Budweiser, Twitter e a recém-chegada Mondelēz. “Muitas marcas querem o mesmo trabalho que veem no BK, e isso está atraindo novos clientes”, diz o CCO. Para ele, o principal índice de mensuração do sucesso das ações é o impacto que elas causam nos negócios dos anunciantes. “Se o prêmio chega, é muito bom, mas ele não é pra gente, e sim pro cliente. Somos uma potência e queremos seguir fazendo criatividade para todos”.
Já o chairman e sócio Fernando Musa acredita que a criatividade característica da rede só é possível por conta da concentração de talentos e de diversidade. Atualmente, as quatro unidades da David reúnem profissionais de 22 diferentes nacionalidades. “O que o mundo mais precisa hoje é aceitar as diferenças de olhares sobre as coisas. Então quando a gente tem em um lugar essa quantidade de perspectivas, conseguimos trazer frescor para qualquer ideia e tocar muito mais gente”, explica.
Também de acordo com o executivo, a formação e a retenção de talentos são importantes pilares na cultura da empresa, que promove também intercâmbio de profissionais entre as diferentes cidades onde atua. “No fim do dia, a única coisa que diferencia uma agência da outra é a cultura interna. E não adianta falar de gente e não praticar isso no dia a dia. A primeira coisa é mostrar para quem trabalha aqui que as posições de liderança serão ocupadas por elas. Essa é a primeira forma de valorizar o talento de um profissional. É claro que às vezes trazemos um talento de fora, temos de fazer isso, é natural, mas não podemos deixar de enxergar quem está aqui e dar a essa pessoa a chance de liderar”. “É por isso que eu mesma estou aqui há quatro anos e vemos pessoas que estão ainda mais, desde o dia um da David”, completa Sylvia, que descreve ainda sua experiência com o time global como “divertidíssima”. “A forma como as Davids estão trabalhando juntas é muito bacana”, finaliza.