Leifert: na internet a separação entre comercial e editorial nem sempre fica claraO diretor da Central Globo de Relações com o Mercado e presidente do Conar (Conselho de Autorregulamentação Publicitária), Gilberto Leifert, disse que, diferentemente do que acontece nas outras mídias, na internet a separação entre comercial e editorial nem sempre fica clara. “Não é incomum ter matérias pagas na internet. Alguns blogueiros recomendam produtos ou destroem reputações sem revelar quem são seus patrocinadores”, disse.

“Editorial e Comercial: quais os limites?” foi o tema da segunda edição do Inovadores de Visão, evento promovido pela APP (Associação dos Profissionais de Propaganda) e pela ESPM, que aconteceu nesta terça (30).

O presidente da APP, Ênio Vergeiro, que acompanhou o evento, elogiou o debate levantado durante o encontro. “Acho válida esse discussão na universidade, juntando jornalistas e publicitários. Foi importante relembrar essa divisão entre Estado e Igreja e mostrar que como isso ainda não está arraigado na internet”, opinou.

Um dos assuntos levantados pelos palestrantes foi o tão falado uso de conteúdo pelas marcas. Para Leão Serva, jornalista e professor de ética jornalística da ESPM, a publicidade tem outro caminho. “A publicidade tem um grande campo pela frente, que não é a invasão do meio jornalístico, mas a desintermediação, com jornais e sites oferecendo a venda de produtos”, explicou.

Profissional de veículo com mais de 25 anos de experiência de mercado, Marcos Gomes defendeu que o branded content e o conteúdo customizado tem muito a amadurecer ainda. “Talvez seja a nova receita, mas como fazer dar certo ainda não sabemos”, opinou.