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Um dos principais designers de embalagem do Brasil, Lincoln Seragini, é quem assina a renovação do portfólio da empresa gaúcha Fonte Sarandi. Com 45 anos de carreira e trabalhos para gigantes como Colgate-Palmolive, Nestlé, Dixie-Toga e Johnson & Johnson no currículo, Seragini destaca neste projeto a embalagem inovadora da água Floresta Ativa, projetada para quem pratica atividade física, como um squeeze descartável.

Com forma anatômica, nas cores cristal, azul, rosa e verde, a garrafa possui uma alça para prender nos dedos durante o uso. A ideia é ser uma solução conveniente, econômica e higiênica. “Não existe igual no mercado. A Sarandi está sendo pioneira nesta embalagem”, comenta Seragini.

“Será um ícone das pessoas ativas. Por ser exclusiva e única, possibilita que a Sarandi a comercialize em todo o mercado brasileiro. Será possível viabilizar a sua venda em qualquer distância, vencendo a barreira do frete, fator que sempre limitou a expansão das marcas regionais de água mineral”, explica Seragini.

Com quase 70 anos de existência, a Fonte Sarandi se reinventa, apostando em inovação e mudanças estratégicas para fortalecer a marca e ganhar mercado. O projeto de reposicionamento da Sarandi levou dois anos, desde o planejamento até a sua execução. Foram investidos R$ 1 milhão em pesquisa e desenvolvimento, R$ 1,5 milhão em tecnologia e maquinário e R$ 1 milhão em marketing, além da contratação de 50 novos funcionários nos últimos 12 meses.

Seragini acredita que as empresas de vanguarda sabem que fazer o bem à sociedade é um bom negócio. Por isso, o mercado está entrando na era espiritual das marcas. “Todas as empresas precisam ganhar dinheiro, mas é importante buscar não só nos produtos, mas nas suas ações, um benefício a mais para as pessoas. Já passamos da fase da marca racional, da estética depois da emocional e agora chegamos na era espiritual. Poucas marcas chegaram até aqui. É preciso buscar a própria verdade”, comenta. Segundo Seragini, para a marca de água, a verdade é latente e está expressa no slogan Nossa fonte é a natureza.

Para deixar claro o posicionamento, a linha de produtos ganhou novas embalagens e rótulos para as linhas de água mineral, e o guaraná ganhou um novo sabor. “Este é o maior projeto da empresa em todos esses anos. Uma reformulação completa focada no crescimento e no fortalecimento de mercado, que vai na contramão das expectativas do cenário nacional em um ano de crise”, comemora o diretor da empresa, Jairo Zandoná.

O novo formato das garrafas, além de mais apropriado para o manuseio, com o centro de gravidade na região central, teve peso reduzido. “Dentro dos melhores padrões atuais em termos de consumo de PET, podemos afirmar que chegamos a uma embalagem otimizada e ideal em seu conjunto”, explica Seragini.
A empresa lidera dois movimentos, dentro da ideia de ser uma marca espiritual: Prevenção da Saúde, que defende a importância do pH alcalino das águas naturais; e Vida Ativa, que visa promover a qualidade de vida.

A campanha, com anúncios, jingles e material de PDV, foi criada pela Martins+Andrade, de Porto Alegre.