A maior rede social profissional do mundo conta com mais de 40 milhões de usuários brasileiros. Fernanda Pacheco, head de marketing do LinkedIn para América Latina, detalhou ao PROPMARK as estratégias de comunicação da plataforma. Na rede social, vale lembrar, a executiva é responsável pelas áreas de Marketing Solutions e Sales Solutions.
A profissional afirma que um dos principais desafios do marketing é garantir que as estratégias e práticas globais sejam aplicadas no país, respeitando todas as nuances e características locais e gerando impactos expressivos no negócio e em nossos parceiros e comunidades. “A adaptabilidade não é algo pontual ou específico quando se trata de Brasil e sim a base para todas as estratégias e campanhas que executamos na região”, destaca.
Para Fernanda, o setor publicitário tem se transformado ao longo dos anos com espaços cada vez maiores para as soluções digitais. “Mesmo aquelas empresas que ainda não estavam no mercado digital passaram a fazer investimentos e começaram a entender que este caminho de construção não tem volta. Uma estratégia bem construída modifica a forma de olhar para o próprio negócio não só no curto, mas também no médio e longo prazo”, analisa ela.
Obviamente, a Covid-19 trouxe desafios para o marketing que exigiram a adaptação das comunicações, a busca por novas formas e canais digitais para a execução de projetos, a produção de conteúdos ainda mais empáticos para apoiar clientes e comunidades. “O LinkedIn entendeu este novo momento e repensou sua estratégia para apoiar as empresas e profissionais diante das mudanças do mercado e levando em consideração esses novos desafios. Um exemplo prático é o recurso LinkedIn Events, que possibilita a organização de eventos virtuais a partir das Company Pages”, destaca a executiva. Lançado em 2020, o recurso se mostrou ainda mais necessário neste cenário atual.
De acordo com um levantamento recente da rede, realizado com mais de 200 organizações B2B no Brasil, 85% dos entrevistados fizeram um evento, webinar ou palestra online nos últimos 12 meses. A maioria dos profissionais prefere este formato por não ser afetada pela pandemia, a possibilidade de levar o conteúdo a um público mais amplo e o bom custo-benefício, já que 56% tiveram cortes de orçamento. “O modelo veio para ficar e, por isso, estamos constantemente pensando em melhorias e novas soluções”, diz Fernanda.
Questionada sobre os objetivos da empresa para 2021, Fernanda responde que são construir estratégias, conteúdos e táticas de marketing que apoiem empresas e profissionais a atingirem os objetivos de negócio, a se aproximarem de suas audiências e a construírem relacionamentos próximos, “resultando em marcas fortes e ainda mais respeitadas”.
“Independentemente do estágio dos negócios, estamos prontos para entregar soluções de valor para nossos clientes como uma plataforma confiável que tem a missão de conectar pessoas e contribuir para que elas sejam mais produtivas e bem-sucedidas”, diz a head de marketing.
A executiva define sua trajetória com uma frase: “agir com propósito priorizando projetos e ações de impacto na vida dos nossos clientes, times e da sociedade como um todo”.
“Eu entrei no Linkedin em meados de 2019 e posso dizer que já experienciei muitas mudanças durante este caminho, o que me fez repensar projetos, minha liderança e planos para o futuro. Contudo, desde o primeiro dia, a empresa me inspirou a pensar grande, a cuidar do outro, a considerar que todas as escolhas geram impacto e, em qualquer área, inclusive no marketing, temos um papel primordial no desenvolvimento de uma sociedade melhor, algo que faz parte da visão global do LinkedIn”, analisa.
“O papel do marketing é ser um parceiro estratégico para os clientes internos e externos, ajudando-os a resolver problemas e estabelecer relações e conexões genuínas com seus públicos. Independentemente de qual jornada está sendo proposta, queremos posicionar as empresas em conversas que tenham um impacto real. No final, é tudo sobre pessoas”, finaliza Fernanda Pacheco.